A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio da Diretoria de Atenção Básica, realizou na segunda-feira (18), o curso sobre saúde sexual e reprodutiva na adolescência. O evento foi destinado aos profissionais que trabalham na atenção básica, que irão ser multiplicadores nos seus municípios, mostrando a importância e os benefícios do pré-natal.
O treinamento visou capacitar os profissionais para que promovam ações de prevenção da gravidez precoce e não programada na adolescência. Os participantes também estão sendo preparados para prestar assistência adequada às gestantes adolescentes, que inclui uma atenção diferenciada e específica para a faixa etária, como por exemplo, o estímulo à participação da família, inclusive do namorado ou companheiro.
De acordo com a gerente de Saúde do Adolescente da Sesau, Martha Gomes, a capacitação está abordando um planejamento familiar mais elaborado para que a adolescente se mantenha na escola, amamente seu filho o maior tempo possível e tenha condições de programar uma futura gravidez.
Ela informou que Alagoas, através das ações da Diretoria de Atenção Básica, vem reduzindo anualmente o percentual de gravidez na adolescência, que atualmente gira em torno de 25%, segundo dados do Sistema de Informação da Atenção Básica (Siab).
“O trabalho é contínuo e as ações incluem não só a prevenção da gravidez não planejada, como a redução do número de partos na adolescência, melhoria do pré-natal e da assistência à mulher, objetivando principalmente a redução da mortalidade infantil e materna”, explicou.









