O governador em exercício, José Wanderley Neto, e o secretário de Estado da Saúde, Herbert Motta, inauguram nesta quarta-feira (20), a partir das 14h, a oitava base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), no município de Murici, a 48 km de Maceió.

Além das oito bases descentralizadas, o Samu conta com onze bases regionalizadas, além da central de Maceió e em Arapiraca. “Nosso objetivo é que a cada 30 km exista uma base do Samu e estamos atingindo esta meta, graças ao empenho de todos que estão envolvidos nesse processo que visa prestar um atendimento de qualidade aos alagoanos”, destacou o secretário Herbert Motta.

A base descentralizada de Murici vai atender à população dos municípios de Branquinha, Capela, Flexeiras, Messias e Atalaia, beneficiando uma população de aproximadamente 138 mil habitantes, de acordo com dados de 2009 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Ela será regulada pela central do Samu em Maceió. Todas as ligações telefônicas da região para o 192 serão redimensionadas para a capital, onde a equipe médica regulará o atendimento e, caso seja necessário, encaminhará uma ambulância do tipo Unidade de Suporte Básico (USB) ou Unidade de Suporte Avançado (USA – UTI móvel), dependendo da gravidade do paciente.

Também estarão à disposição da população de Murici e região, o Serviço Aeromédico (UTI aérea - helicóptero) e o Serviço Neonatal, este último composto por uma ambulância do tipo USA para o transporte de recém-nascidos que precisam de atendimento urgente. Estes serviços são pioneiros no país.

O Samu está presente em 20 municípios alagoanos, são eles: Maceió, Arapiraca, Viçosa, União dos Palmares, São Miguel dos Campos, Porto Calvo, Coruripe, Joaquim Gomes, Pão de açúcar, Palmeira dos Índios, Penedo, Santana do Ipanema, Delmiro Gouveia, Ouro Branco, Maribondo, Porto Real do Colégio, Campo Alegre, Cacimbinhas, São Luiz do Quitunde e Maragogi.