O Conselho Estadual da Cultura de Alagoas vai entregar no dia 5 de novembro – Dia Nacional da Cultura - o certificado Amigo da Cultura a oito pessoas físicas e três jurídicas que contribuíram para o desenvolvimento da cultura alagoana. O certificado foi instituído em agosto deste ano e será concedido anualmente durante as comemorações alusivas à Semana Nacional da Cultura. As pessoas físicas contempladas serão Aloísio Galvão, Durval Macário, Karina Padilha, Vinícius Palmeira, Ricardo Cabus, Gal Monteiro, Maria Amélia e Ruth Quintela.

O certificado será entregue ainda às pessoas jurídicas do Banco do Nordeste do Brasil, Associação dos Folguedos Populares de Alagoas (Asfopal) e Braskem. De acordo com o secretário de Estado da Cultura (Secult), Oswaldo Viegas, a lista será sempre elaborada pelo conselho anualmente, por meio de votação dos seus membros, que acontecerá sempre na sessão anterior à reunião. Na relação dos agraciados, deverá constar um pequeno resumo biográfico com área de atuação na cultura, dados que devem ser registrados em ata.

Segundo Viégas, os integrantes do Conselho levam em consideração no ato da votação personalidades da cultura que atuam em áreas distintas a exemplo de audiovisual, dança, poesia, gestão cultural, comunicação, entre outras, com o objetivo de agraciar diversos segmentos culturais. A iniciativa de se lançar esta modalidade de premiação, disse o secretário, deu-se após Aloísio Galvão ter doado à Secult um dicionário de Aurélio Buarque de Holanda, autografado por ele para a sua família.

Comenda – A Ordem do Mérito dos Palmares foi criada em dezembro de 1983 com o objetivo de ser conferida aos nacionais e estrangeiros que tenham se distinguido por méritos excepcionais ou por relevantes serviços prestados ao Estado de Alagoas. As insígnias são sempre entregues a dez personalidades, no dia 20 de novembro de cada ano.

Pelo critério de seleção, uma pessoa recebe a medalha de Grã Cruz; outra de Grande Oficial; duas recebem a de Comendador; duas a de Oficial e quatro a de Cavaleiro. A lista deste ano já foi escolhida pelo Conselho e submetida ao crivo do governador em exercício José Wanderley Neto que, na condição de Grã Mestre, é o responsável pela aprovação da lista.

Segundo Viégas, chanceler da Comenda, o governador deve divulgar o nome dos homenageados às vésperas do dia 20, a exemplo do que ocorreu nos dois anos anteriores, e as medalhas serão entregues nos jardins do Palácio República dos Palmares. “A escolha dos nomes que receberão a medalha é sempre muito criteriosa e dentro do rigor internacional”, afirmou o titular da Secult.