A doação de sangue é um ato de solidariedade e a existência de voluntários é vital para o pleno funcionamento dos bancos de sangue que, diariamente, salvam as vidas de inúmeras pessoas no sistema de saúde do Estado.

Nesta quarta-feira (20), o Hemoal estará na praça dos Martírios para a coleta de sangue entre os servidores públicos estaduais e a população da região. A ação de cidadania, em parceria com a Controladoria Geral do Estado (CGE), faz parte das atividades comemorativas ao Dia do Servidor, celebrado em 28 de outubro.

A unidade móvel do Hemocentro ficará disponível das 9h às 17h para a coleta de sangue, com o objetivo de formar um estoque estratégico para atender a demanda das maternidades e dos hospitais públicos do Estado. A doação é precedida de entrevista médica e exames para detecção de doenças de transmissão sanguínea – Hepatite B e C, Aids, HTLV I e II, Sífilis e Doença de Chagas.

Para se candidatar à doação de sangue, é necessário estar em perfeito estado de saúde, ter no mínimo 18 anos de idade, pelo menos 50 kg, e portar um documento de identificação com foto.

O candidato também não pode ter contraído hepatite após os 10 anos; sífilis, Aids e doença de Chagas. No caso de gestantes e lactentes é proibida a doação, e para os que irão repetir o gesto de solidariedade, estipula-se um prazo de dois meses para os homens e três para as mulheres.