O mercado de 3D cresce a passos largos no Japão. Em 2011, a fatia do mercado de TVs com o efeito deve chegar a 8% do mercado total, segundo Yuko Sugahara, representante da Toshiba.
"O 3D está bem presente no mercado japonês. Atualmente, a penetração é de 3% no mercado doméstico, mas, em 2011, deve chegar a 8% (cerca de 1 milhão de unidades)", explicou Sugahara, que conta que, desde 2009, a Toshiba já estuda o desenvolvimento de uma TV 3D sem o uso dos óculos.
Ainda de acordo com a representante da empresa, no próximo ano o mercado mundial de TVs 3D deve atingir 8 milhões de unidades.
Nos corredores da feira, os produtos 3D disputaram espaço com os "verdes" --o tema da Ceatec deste ano foi relacionado à produção de aparelhos eletrônicos e um estilo de vida mais sustentável. As TVs, projetores e câmeras ganharam grande atenção.
Mostraram-se, entre outros, previsões para o futuro da tecnologia 3D.
Entre os planos feitos pela Panasonic, por exemplo, estavam um sistema de comunicação que usa televisões e câmeras compactas 3D e o uso do sistema na medicina.









