O mercado de 3D cresce a passos largos no Japão. Em 2011, a fatia do mercado de TVs com o efeito deve chegar a 8% do mercado total, se­gundo Yuko Sugahara, re­presentante da Toshiba.

"O 3D está bem presente no mercado japonês. Atual­mente, a penetração é de 3% no mercado doméstico, mas, em 2011, deve chegar a 8% (cerca de 1 milhão de unida­des)", explicou Sugahara, que conta que, desde 2009, a Toshiba já estuda o desen­volvimento de uma TV 3D sem o uso dos óculos.

Ainda de acordo com a re­presentante da empresa, no próximo ano o mercado mundial de TVs 3D deve atin­gir 8 milhões de unidades.

Nos corredores da feira, os produtos 3D disputaram es­paço com os "verdes" --o te­ma da Ceatec deste ano foi re­lacionado à produção de aparelhos eletrônicos e um estilo de vida mais sustentá­vel. As TVs, projetores e câ­meras ganharam grande atenção.

Mostraram-se, entre ou­tros, previsões para o futuro da tecnologia 3D.

Entre os planos feitos pela Panasonic, por exemplo, es­tavam um sistema de comu­nicação que usa televisões e câmeras compactas 3D e o uso do sistema na medicina.