A Secretaria Municipal de Administração, Recursos Humanos e Patrimônio (Semarhp), abordou, nesta sexta-feira (15), no auditório da Prefeitura de Maceió, temas como hipertensão e legislação previdenciária. As palestras fazem parte do Programa Aposentado Feliz e esclareceram questões sobre saúde e processos para aposentadoria dos servidores municipais.
Participaram da abertura os secretários de Administração, Sérgio Villela, e Comunicação, Marcelo Firmino, a secretária de Finanças, Marcilene Costa, além da diretora de Recursos Humanos da Semarhp, Glória Martins, e a psicóloga Marileide Silva.
O tema hipertensão foi abordado pelo cardiologista Daniel Alves e trouxe para os servidores participantes esclarecimentos relacionados à prevenção desta doença que atinge um percentual considerável de mulheres após os 60 anos. “Sete entre dez pessoas tem grande tendência a ter hipertensão, principalmente as mulheres, depois da menopausa. O motivo é a falta de uma boa educação alimentar e falta de exercícios”, explicou o médico.
A segunda palestra do dia foi ministrada pela procuradora do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Maceió (Iprev Maceió), Maria José Ponciano, com o tema Benefícios da Aposentadoria, onde foram abordadas questões pertinentes às espécies de aposentadorias: por invalidez; compulsória (quando o servidor é aposentado aos 70 anos de idade, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição); por tempo de contribuição voluntária por idade; e aposentadoria especial de magistério.
Sérgio Villela comentou que estas palestras irão contribuir para esclarecer dúvidas dos servidores que vão se aposentar até 2012, trabalhando em suas vertentes: processos e documentações para serem apresentados a fim de requerer aposentadoria e preparando psicologicamente a todos para aposentadoria. “Nosso objetivo é mostrar para os servidores que eles são capazes de praticar outras atividades como cursos e exercícios físicos, além de ajudá-los na conclusão do processo de aposentadoria”, finalizou Villela.
A primeira turma está sendo concluída até novembro deste ano e, no ano de 2011, o Programa Aposentado Feliz irá reiniciar suas atividades com novos cursos e turmas. O objetivo do programa é dar suporte cognitivo, psicossocial e emocional aos servidores municipais, promovendo debates ligados ao processo de afastamento e aposentadoria.









