Os animais que serão expostos e ofertados na maior feira agropecuária do Estado de Alagoas, a Exposição Agropecuária e Produtos Derivados de Alagoas (Expoagro 2010), começam a chegar no Parque da Pecuária a partir deste domingo (17). Dezenas de fiscais da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) estarão no local, a partir de segunda-feira (18), para a fiscalização dos animais.
De acordo com o presidente da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), Domício Silva, todos os animais serão inspecionados. “Todo animal que entrar no Parque da Pecuária, seja para exposição ou leilão, passará por esta fiscalização, tanto na entrada como na saída, a fim de garantir que nenhum animal participe da exposição sem os documentos sanitários necessários”, informou. O presidente explica o motivo da precaução. “Quanto maior a quantidade de animais, maior a possibilidade de contágio de doenças, portanto a exigência dos documentos é fundamental para o sucesso do evento”, lembrou Domício.
Uma das novidades para este ano é que além dos exames de anemia e mormo, os equídeos terão que apresentar atestado de vacinação contra influenza equina ou de não ocorrência da doença nos últimos 30 dias. Já os caninos, que participam pela primeira vez da exposição, precisam de certificado de vacina contra a raiva e atestado sanitário, que pode ser emitido por um médico veterinário particular.
Para cada espécie de animal, a documentação é diferente, portanto a Adeal recomenda que todos os produtores que possuírem animais que participarão da Expoagro entrem em contato com a agência para tirar dúvidas a respeito dos documentos e procedimentos exigidos. O contato pode ser feito em um dos escritórios da Adeal ou pelo telefone 0800 082 0040.
Desinfecção
Além de ser responsável pela inspeção dos animais, a Adeal já finalizou o processo de desinfecção do Parque na última quinta-feira (14). “Durante a desinfecção, todas as instalações do evento foram pulverizadas com uma solução à base de iodo e água, com o objetivo de prevenir ou eliminar agentes patógenos que possam existir no local”, explicou o médico veterinário Hedivardo Otoni, fiscal agropecuário da Adeal.
Expoagro
A exposição terá início no dia 22 e término no dia 31 de outubro, sendo reaberta no dia 02 de novembro para a realização de um almoço, de uma entrega de prêmios e do Leilão Nelocampo, promovido pela Varrela Pecuária, Emílio Omena e Agropecuária Olival Tenório.




