A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) segue com o projeto “Ciclista vivo” desenvolvido pela Diretoria de Educação do órgão. O objetivo é conscientizar os trabalhadores que utilizam bicicletas para o seu deslocamento, diário, sobre os cuidados com a segurança no trânsito. A próxima empresa a ser visita pela equipe de educadores é a Limpel. A palestra acontece na quinta-feira, dia 21, de 14 às 17h.
As equipes de educadores da SMTT, durante as palestras, abordam vários temas e orientam sobre como o ciclista deve se comportar nas vias. Os trabalhadores são alertados para a necessidade de utilizar equipamentos obrigatórios para ciclistas como os selos refletores (aplicados na dianteira, na traseira, laterais e nos pedais das bicicletas). O espelho retrovisor sempre no lado esquerdo e também a buzina. Merece destaque, o fato do ciclista sempre transitar na pista de rolamento junto ao meio-fio. Nos casos de vias que não possuem ciclovias, nem ciclofaixas. Sempre no mesmo sentido do fluxo do trânsito.
“Iniciamos o trabalho de educação dirigido aos ciclistas em conseqüência do aumento no número de acidentes envolvendo esse público” explica Jorge Silva Coutinho, superintendente da SMTT. Acrescentando que essa é a melhor forma de garantir um trânsito mais humano e seguro. Mais de 150 trabalhadores já foram beneficiados pelo projeto “Ciclista vivo” desde o seu lançamento. Para o técnico em educação do órgão, Francisco Tenório, a ação preventiva, através de cursos ou oficinas, traz excelente resultado. “Cada empresa visitada é mais uma etapa cumprida do projeto” reforçou.
As empresas interessadas em receber a visita do projeto “Ciclista vivo” pode entrar em contato com a Diretoria de Educação da SMTT, através do telefone: 3315-3594 e agendar o serviço. Temas como segurança, legislação e direção defensiva são abordados durante as palestras.









