Pacientes que apresentam distúrbios de deglutição, alterações no nível de consciência, ingestão oral insuficiente e hemorragias gastrointestinais precisam de uma assistência nutricional diferenciada conforme suas necessidades, seja no ambiente hospitalar, ambulatorial ou domiciliar.
Para aperfeiçoar a prática diária dos nutricionistas que atuam nas unidades de saúde estaduais, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) está promovendo durante esta semana, no Conselho Regional de Medicina (Cremal), um curso sobre atualidades em terapia nutricional enteral (quando o alimento é elaborado para uso de sondas ou via oral) e parenteral (solução destinada à administração intravenosa).
A capacitação é realizada por meio da Seção de Desenvolvimento de Pessoas do Hospital Geral do Estado (HGE). Além dos nutricionistas do hospital, o treinamento conta com profissionais da Clínica Infantil Dayse Brêda, Laboratório Central de Alagoas (Lacen), Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal) e Unidade de Emergência Daniel Houly, em Arapiraca.
Na ocasião, foi discutida a terapia nutricional em situações especiais como pacientes vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), trauma, queimaduras, doenças renais e hepáticas, câncer e úlcera.
De acordo com a nutricionista Taís Baddo, especialista em nutrição clínica, a nutrição enteral é prescrita para pacientes com ingestão controlada de nutrientes, na forma isolada ou combinada.
“O alimento pode ser industrializado e ser utilizado de forma exclusiva ou parcial para complementar a alimentação oral em pacientes desnutridos ou não”, explicou. Já a nutrição parenteral é composta basicamente de carboidratos, aminoácidos, lipídios, vitaminas e minerais.
Segundo Marcus Magno, responsável pela Seção de Desenvolvimento de Pessoas do HGE, a política de gestão de pessoas da Sesau prevê a valorização do servidor, com a realização de capacitações periódicas.
“Os cursos são sempre ministrados por profissionais especializados que promovem consultorias em diversos estados do país. Por isso temos a certeza que estamos atualizando nossos conhecimentos de forma eficiente para melhorar nosso trabalho diário”, destacou.









