O advogado alagoano Adriano Costa Avelino está na lista tríplice para preenchimento da vaga de ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) destinada à advocacia pelo Quinto Constitucional. Agora, Avelino e Luís Carlos Moro (São Paulo) e Delaíde Alves Miranda Arantes (Goiás) serão submetidos à apreciação presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a quem caberá escolher o novo ministro do TST.

Quem for escolhido ficará com a vaga antes ocupada por José Simpliciano Fontes de Faria Fernandes, que se aposentou.

A eleição , com votação secreta e participação de 26 ministros, foi realizada no início da tarde desta quinta-feira (14/10) pelo Tribunal Pleno em sessão especialmente convocada para essa finalidade.
Para o presidente da OAB/AL, Omar Coêlho, a manutenção de Adriano Avelino na lista é muito importante para o Estado, já que Alagoas nunca teve um ministro integrando a instância máxima da Justiça do Trabalho.

Histórico

Advogado militante inscrito na OAB/AL desde o ano de 1994, Adriano Avelino tem 37 anos. É graduado em Direito pela Faculdade de Direito do Centro de Estudos Superiores de Maceió (CESMAC) e possui Especialização em Direito Privado e atua como professor de Direito Coletivo do Trabalho na Faculdade de Maceió (FAMA). Desempenhou diversas funções na OAB/AL, entre elas a de Ouvidor Geral, no ano de 2009.