O Banco de Leite Humano da Maternidade Escola Santa Mônica recebeu como doação do Colégio Santa Úrsula, na manhã desta quarta-feira, 13, mais de 400 vidros de café solúvel e maionese, que servirão para armazenamento e pasteurização do leite materno doado para os recém-nascidos, em especial os bebês prematuros da UTI e UCI neonatal.

Os vidros doados foram arrecadados através de uma prova da gincana promovida pelo colégio como uma forma de sensibilizar os alunos para causas sociais. Neste caso específico, temática da amamentação foi enfatizada, onde a intenção maior foi garantir o aumento do índice de aleitamento materno e a redução da mortalidade infantil.

Durante a entrega dos vidros ao Banco de Leite Humano, a gerente do setor, Elianete Correia, realizou palestra sobre a importância do aleitamento materno e da doação do leite humano, enfatizando também a utilização desses vidros no processo. “Está cada vez mais escasso esses vidros no mercado, em virtude do uso de sachês e descartáveis pelas indústrias. Por isso, a iniciativa desses alunos se torna exemplo para outras instituições educacionais que podem contribuir através da sensibilização com alunos e profissionais”, destacou.

Elianete ressalta que o banco de leite tem uma equipe multiprofissional para realização de palestras educativas sobre a amamentação e doação do leite materno. Durante as palestras, ela explica ainda como as instituições podem se tornar parceiras do banco de leite implantando postos de coleta de vidros. “Atualmente o banco de leite utiliza em torno de 100 vidros por dia no processo de pasteurização e transporte do leite humano”, ressalta.

O Banco de Leite da Santa Mônica funciona 24 horas por dia, atendendo e orientando as gestantes e mães que amamentam e podem se tornar doadoras. Para tanto, basta ligar para o número (82) 3315.4434 ou procurar a equipe do banco de leite na maternidade. Para o agendamento de palestras, doação de leite ou vidros pode ligar para o mesmo número.