Na sua luta para conseguir uma das quatro vagas à elite do futebol nacional, o Duque de Caxias, de virada, derrotou o Santo André por 3 a 2, na tarde desta terça-feira, em São Januário, pela 28ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Somália, duas vezes, e Frontini fizeram os gols da equipe do Rio de Janeiro, enquanto Rafinha e Rychely marcaram para os paulistas.
Com a vitória, o Duque de Caxias, que segue invicto em São Januário, chegou aos 42 pontos e se aproximou ainda mais do G-4. Já o Santo André, com 29, segue dentro da zona de rebaixamento. O Vila Nova, que tem 32, é o primeiro time fora da “turma da degola”.
O técnico Gilson Kleina, em função de um problema com a sua mãe, não comandou o Duque de Caxias à beira do gramado. Isso ficou a cargo do seu auxiliar, Caco Espinosa.
Na próxima rodada, O Duque de Caxias pega o Vila Nova, no sábado, às 21h, no Serra Dourada, em Goiânia. Um pouco mais cedo, às 16h10, o Santo André recebe o Figueirense, no Bruno José Daniel.
O jogo
O Duque de Caxias, ainda sonhando com a elite do futebol nacional, começou a partida pressionando o Santo André, que entrou em campo para se defender e tentar o gol na “hora certa”.
Logo aos 18 minutos, Somália recebeu na entrada da área, só que mandou a bola por cima do travessão. Logo depois, aos 23, Flávio Medina teve a chance de colocar o Duque de Caxias em vantagem, mas chutou, com muito perigo, à direita de Júlio César.
Apesar de melhor na partida, o Santo André aproveitou melhor a “hora certa”. Na sua primeira investida ao ataque, Luis cruzou e Rafinha, aos 27 minutos, abriu o placar em São Januário.
Uma curiosidade marcou o início do segundo tempo. Duque de Caxias e Santo André retornaram do vestiário, mas nada do trio de arbitragem. Isso aconteceu cerca de 15 minutos depois, pois o juiz Joel Tolentino Damata Júnior, com uma contratura muscular na coxa, precisou de atendimento médico.
O segundo tempo começou igual ao primeiro: com o Duque de Caxias pressionando o Santo André. Porém, ao contrário da etapa inicial, a equipe do Rio de Janeiro teve mais sorte e, aos 11 e 15 minutos, Somália fez dois e virou a partida.
A desvantagem no placar deixou o Santo André atordoado. Inflamado, o Duque de Caxias seguiu atacando e teve chances para “matar” o jogo. Aos 17, Júlio César defendeu belo chute de Somália. Dois minutos depois, Lenílson mandou uma “bomba” na trave.
Na parte final do jogo, o Santo André, na base do “tudo ou nada”, saiu para, pelo menos, tentar o empate. Com isso, deixou um espaço enorme para os contra-ataques do Duque de Caxias. Num deles, aos 38 minutos, Frontini marcou o terceiro. Rychely, aos 45, ainda diminui, mas a vitória do time do Rio de Janeiro estava assegurada.
DUQUE DE CAXIAS 3 x 2 SANTO ANDRÉ
Duque de Caxias
Lopes; Flávio Medina, Gustavo, Edson e Elton Lira (Paulo Rodrigues); Xaves, Mancuso, Lenílson (Thiaguinho) e Leandro Chaves; André Luis (Frontini) e Somália.
Técnico: Caco Espinosa (auxiliar-técnico)
Santo André
Júlio César; Cicinho, Marcelo Godri, Toninho e Jailson (Rafael Lomas); Walker, Gil, João Henrique e Rafinha (Rychely); Borebi (Fábio Luís) e Luis.
Técnico: Fahel Júnior
Data: 12/10/2010 (terça-feira)
Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Joel Tolentino Damata Júnior (MG)
Auxiliares: Márcio Eustáquio Santiago (Fifa-MG) e Marconi Helbert Vieira (MG)
Cartões amarelos: Mancuso (Duque de Caxias). Toninho e Marcelo Godri (Santo André).
Gols: Rafinha, aos 27 minutos do primeiro tempo. Somália, aos 11 minutos; Somália, aos 15 minutos; Frontini, aos 38 minutos; e Rychely, aos 45 minutos do segundo tempo.