Já está tudo pronto para a 60ª Exposição Agropecuária e Produtos Derivados de Alagoas (Expoagro), que será realizada de 22 a 31 de outubro, no Parque da Pecuária, no bairro do Prado, em Maceió.

A abertura oficial da Expoagro 2010 será a partir das 16h, no domingo, dia 24, mas o parque já estará aberto para a visitação do público a partir das 16h, do dia 22.

Organizada pela Associação dos Criadores de Alagoas (ACA) em parceria com governo do Estado, Federação da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Faeal) e Organização Arnon de Mello, a Expoagro vai comemorar sua 60ª edição com uma programação diversificada, que promete atrair tanto o público local quando criadores e expositores de estados vizinhos.

Segundo o presidente da ACA, Domício Silva, a exposição deste ano deve contar com cerca de 140 mil visitantes e movimentar aproximadamente R$ 12 milhões em negócios durante e após o evento. “Será um valor maior que em 2009, quando foram gerados R$ 10 milhões em negócios”, frisou.

Domício Silva explicou também que a Expoagro 2010 vai trazer pelo menos 80 expositores, alguns de Estados vizinhos, e contar com 2.500 animais, entre bovinos, eqüinos, caprinos e ovinos, que estarão em exposição, leilões, desfiles e torneios.

Para a secretária de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, Inês Pacheco, a Expoagro é uma oportunidade para que os criadores mostrem o que há de melhor na genética alagoana, principalmente em relação a gado de corte e gado de leite. “É uma oportunidade também para apresentação de outros produtos, como os derivados, e para que o mercado agropecuário seja aquecido”, frisou Inês.

Ela destacou ainda que este ano a Expoagro terá uma programação paralela voltada para a agricultura familiar. “Estamos organizando uma série de atividades para os agricultores familiares ou que envolvam as manifestações desses grupos de produtores”, frisou a secretária Inês Pacheco.

Segundo ela, a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), em parceria com o Sebrae/AL e o Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), vai realizar dias temáticos voltados para o público da agricultura familiar, por meio palestras, cursos e oficinas.