A agência da Previdência Social em Arapiraca abre neste dia 12, feriado em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, para antecipar a perícia médica de 75 segurados que estavam agendados para o mês de novembro. O atendimento será realizado por 13 servidores do INSS, sendo cinco médicos e oito técnicos do seguro social, das 8h às 13h. Para reforçar o trabalho, participam do mutirão três médicos peritos de Maceió. A unidade Arapiraca fica na Rua José Leite Bezerra, s/n, bairro Santa Edwiges.

Esse atendimento excepcional visa diminuir o prazo do agendamento de perícia médica em Arapiraca, de 45 para 30 dias. E diminuir mais ainda esse tempo, após a realização do próximo mutirão, ainda sem data definida. Esse prazo é o número de dias que o segurado aguarda entre a data do agendamento e da realização da perícia médica.

Nos próximos sábados, dias 16 e 30, haverá atendimento nas três agências de Maceió: Jatiúca, localizada na Travessa Dona Constança, s/n, Poço e nas unidades do centro da cidade, Ary Pitombo, na Praça dos Palmares e Monte Máquinas, na Rua da Alegria, 352. E também na agência Delmiro Gouveia, situada na Rua Sete de Setembro, s/n, centro daquela cidade.

Sábado passado, dia 9, foram atendidos 200 segurados nas três unidades de Maceió. Com isso, o tempo médio de espera entre o agendamento e o atendimento da perícia médica passou de 30 para 15 dias.

Perícia Médica – É uma avaliação obrigatória para a concessão dos benefícios por incapacidade, como o auxílio-doença, auxílio-acidente e aposentadoria por invalidez. O objetivo é verificar se a enfermidade apresentada pelo trabalhador o impede de exercer sua atividade profissional. Por isso o médico considera o tipo da causa e a natureza do trabalho exercido pelo segurado. A perícia médica também é necessária para avaliar o benefício assistencial para portadores de deficiência.