Os novos investimentos em infraestrutura em Alagoas e o crescimento do turismo estão atraindo empreendimentos hoteleiros de grande porte para o estado, assim como investimentos de empresários locais, que ampliam seus negócios. O próximo hotel a ser inaugurado em Maceió é o Mércure, da rede internacional Accor, na praia de Pajuçara, em outubro. Outros dois empreendimentos começam a funcionar, em Maceió, até o fim de 2010: o hotel Tropicalis, na Ponta Verde e o Meridiano, na praia de Pajuçara.

Até agora, com a abertura de novos meios de hospedagem, foram gerados mais de 3 mil empregos diretos e indiretos. Em 2011, outros hotéis, que estão em fase de construção, serão inaugurados. Um deles é o Hotel Beiriz, localizado na praia de Pajuçara. As obras do hotel quatro estrelas, que terá 153 apartamentos, estão em andamento e a inauguração está prevista para o primeiro semestre de 2011.

Segundo dados Secretaria de Estado do Turismo, até 2012, a capital alagoana ganhará mais sete novos hotéis, totalizando novos 1.400 apartamentos, o que equivale a uma média de 3.500 novos leitos. Outros meios de hospedagem e complexos imobiliários também estão sendo construídos ao longo do litoral do estado, como o ILOA e o Barra Bali, na Barra de São Miguel, e o Hotel Ponta Verde Praia do Francês.

O Hotel Ponta Verde Praia do Francês será um marco para o fortalecimento do turismo na região. De acordo com o diretor executivo do Hotel Ponta Verde, Carlos Eugênio Tenório, o empreendimento do grupo na praia do Francês, primeiro dos três projetos para aquela região, será inaugurado em setembro de 2011 e terá 94 unidades habitacionais. Serão gerados, no hotel, 100 empregos diretos e 450 indiretos, o que dinamizará a economia local da cidade de Marechal Deodoro.

“Alagoas está atravessando um momento bom, com muitos investimentos no setor turístico, por apostar na parceira público-privada”, afirma o diretor. Eugênio ainda destaca as ações desenvolvidas pelo segmento, como a captação constante de voos ‘charters’ (fretados) de diferentes mercados, além da melhoria da infraestrutura da cidade, com as obras de saneamento da praia do Francês.

Para o empresário Mauro Vasconcelos, “com o início das obras de saneamento da praia do Francês, finalmente podemos dizer que haverá um fluxo bem maior de turistas visitando a praia, que é considerada uma das mais belas do país. Para nós significa que vamos dar continuidade às obras de construção de dois hotéis, com mais segurança e que irá resultar em emprego e renda, melhorando a qualidade de vida de dezenas de deodorenses”, disse o empresário.

* download
* ampliar

Adailson Calheiros

Mauro Vasconcelos é um dos entusiastas do turismo alagoano

O grupo Ponta Verde Hotéis ainda construirá mais dois hotéis na praia do Francês. O Hotel Porto Brasil, de categoria 3 estrelas, com 174 apartamentos, iniciará suas obras em fevereiro de 2011. O outro empreendimento, que está previsto para 2013, após a urbanização da orla da praia do Francês.

Além de novos investimentos, muitos empresários locais estão ampliando seus hotéis e pousadas. Um dos meios de hospedagem mais tradicionais de Maceió, o Maceió Mar Hotel, está construindo mais 63 apartamentos, visando o crescimento do turismo alagoano nos últimos anos e também nos próximos. Outros hotéis já ampliaram suas instalações, como o Marinas Hotel, Salinas do Maragogi, Salinas Maceió e Brisa Tower.

Segundo a secretária de Estado do Turismo, Danielle Novis, os novos hotéis são investimentos de alta qualidade que proporcionam o avanço no turismo e na economia do Estado, gerando renda para a população alagoana. “Tudo isso é fruto de um trabalho compartilhado do setor público, junto aos empresários locais, com o fortalecimento do destino Alagoas no mercado turístico nacional e internacional”, afirma a secretária.