Muitos empreendimentos estão em fase de construção e alguns em processo de licenciamento ambiental. A previsão, até 2012, é totalizar mais de 25 hotéis inaugurados, que gerarão cerca de 9 mil empregos diretos e indiretos. O montante investido na construção de novos hotéis chega à casa de R$ 450 milhões.

Segundo o empresário Marcio Coelho, diretor do hotel Ritz Lagoa da Anta, o trabalho que está sendo realizado pelo setor de turismo, em parceria com as secretarias de Turismo, do Estado e do município de Maceió, e os empresários, na divulgação do destino e para a captação de eventos vem gerando bons resultados.

O grupo Ritz está construindo um novo empreendimento na praia da Lagoa da Anta (Cruz das Almas), o Ritz Suítes, um condo-hotel quatro estrelas com 336 apartamentos, que será inaugurado no final de 2011 e gerará 300 empregos diretos. As perspectivas para os próximos anos, de acordo com Marcio, são de muito progresso, com a conclusão de obras importantes de infraestrutura, como o saneamento de Maceió e a duplicação da rodovia AL 101.

Já o diretor do grupo Salinas, Glenio Cedrim, ressalta que Alagoas teve, nos últimos três anos um crescimento expressivo do turismo, com melhoria da infraestrutura, investimentos em saneamento básico, profissionalização da equipe da Secretaria de Estado do Turismo e realização de trabalho integrado com o ‘trade’ turístico nas ações de marketing do destino.

Com as perspectivas de mais crescimento, o empresário está construindo mais um hotel em Maceió, o Tropicalis, que será inaugurado em novembro de 2010. O hotel terá 110 apartamentos, com padrão quatro estrelas, e está sendo erguido no bairro da Ponta Verde, a uma quadra da praia.

“O turismo alagoano está em fase de crescimento, com abertura de novos mercados e fortalecimento do turismo de eventos. A perspectiva do setor para os próximos anos é de dobrar a capacidade instalada de leitos. Nos próximos quatro anos deveremos ter uma média de 20 mil leitos em Maceió, e 35 mil em Alagoas, o que dará maior visibilidade do destino no mercado e gerará mais empregos e renda no estado”, afirma o empresário.



Para 2011/2012, o grupo Salinas anunciou, em 2009, a construção de mais um hotel, também na Ponta Verde e com padrão quatro estrelas. Serão 150 apartamentos, mas o hotel ainda não tem nome definido. Além disso, está programada a ampliação do Salinas Maragogi, com mais 65 apartamentos, e também do Salinas Ipioca, com mais 31 unidades.

Não são só grandes redes que estão se instalando em Alagoas. O segmento de pousadas de charme e de hotéis ‘boutique’, um segmento específico de meios de hospedagem, com poucos apartamentos e produtos mais especializados, estão em crescimento no cenário alagoano.

Exemplo disso é a pousada do Toque, que fica localizada em São Miguel dos Milagres, e expande sua atuação no estado. O empresário da pousada, Nilo Bugareli, confirmou a construção da pousada Toque Designer, em Riacho Doce, Maceió, que terá, a princípio, nove quartos, e tem previsão de inauguração em julho de 2011.

Segundo Nilo, a pousada terá também o ‘Toque Spa’, e uma filial da loja ‘Toque +’, e estará aberta ao público de Maceió. “Tenho recebido vários convites para abrir pousada na Bahia, Fernando de Noronha, e também no sul do país, mas acredito muito mais no meu estado, por isso fico por aqui.