Empresário dos diversos segmentos da cadeia produtiva de turismo de Alagoas e representantes do poder público participam, nesta quarta-feira (6), de mais uma jornada turística, realizada pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur/AL) em parceria com o Sebrae Alagoas. As jornadas estão sendo realizadas, por etapa, nos três Arranjos Produtivos Locais de Turismo – Lagoas e Mares do Sul, Costa dos Corais e Caminhos do São Francisco. Nesta quarta-feira (6), o evento será realizado em Piranhas, no auditório da Chesf.

O objetivo é discutir a inovação voltada ao desenvolvimento da atividade turística nestas regiões e avaliar quais as perspectivas para o setor, nos próximos anos.

De acordo com o interlocutor de regionalização do turismo em Alagoas, pela Setur, Renato Lobo, o encontro é uma oportunidade de discutir e avaliar os entraves que impedem o desenvolvimento do turismo na região do São Francisco e articular soluções para tais problemas.

“Estaremos levando empresas de receptivo também para visitar a região e conhecerem os equipamentos turísticos a fim de analisar o que pode ser feito para alavancar e tornar a atividade na região mais consolidada”, explicou Renato.

Segundo Marina Gatto, coordenadora do APL Caminhos do São Francisco pelo Sebrae Alagoas, a jornada permite que empresários e empreendedores também conheçam as ações desenvolvidas pelo APL e saibam como participar e serem beneficiados. “Queremos que eles coloquem as suas necessidades e saibam como desenvolver suas empresas com o apoio do APL. A ideia é organizar os pequenos negócios da região para que eles possam se fortalecer e crescerem juntos”, explicou Marina.

Na programação estão discussões sobre as ações do APL, os programas do governo, voltados para o setor, como participar das capacitações, entre outras. Além disso, o evento conta com a participação de um representante da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), que irá falar sobre o programa de turismo para Melhor Idade.

“Queremos apresentar as potencialidades da região e disseminarmos a ideia da interiorização dos pacotes, do surgimento de novos produtos turísticos e ainda, da necessidade de oferecer serviços diferenciados”, complementou Renato.

A jornada já foi realizada nas regiões do APL Costa dos Corais e Lagoas e Mares do Sul. Na oportunidade, também houve o cadastro no sistema do Ministério do Turismo, o Cadastur, que abrange sete campos do turismo: meios de hospedagem, transportadoras (turísticas), agências, organizadoras de eventos (congressos, feiras ou congêneres e prestadores de serviços especializados), parques temáticos, guias e bacharéis.

“O empresário cadastrado terá a facilidade de linhas de financiamento, qualificação profissional, divulgação em eventos e feiras que tenham a marca do Ministério do Turismo, dentre outras ações”, disse a coordenadora regional, Rosário Passos.
Mais informações pelo (82) 3315-5711 ou pelo 4009-1617.