As atividades começaram logo cedo. Nesta terça-feira (5), por volta das 7h, crianças e adolescentes da Escola Estadual Maria Amália assistiram aos filmes animados e documentários disponibilizados por jovens amantes do cinema, moradores do bairro de Fernão Velho. As sessões foram regadas por pipoca e sorvete, o que não dispersou a atenção de nenhum espectador do “Cine Pipoca”, uma das programações que prometem agitar a “Semana da Criança”, que encerra suas atividades com um desfile pelo bairro.

Segundo a diretora geral da escola, Maria José Gomes, o programa foi elaborado em equipe, tendo em vista a melhoria da autoestima dos alunos, pais e moradores da região. “Estamos arrumando a casa. Desde que assumi a diretoria do Maria Amália, há dois meses, tenho contado com a força do trabalho em equipe e com o planejamento pedagógico realizado em reuniões periódicas e na observação do dia a dia de nossa gestão”, afirmou a diretora.

De acordo com ela, a Semana da Criança tem o objetivo, também, o de promover a inclusão social. Segundo a coordenadora pedagógica Maria Giselma Ferreira Ramalho, o ponto alto da semana será um desfile previsto para acontecer no sábado (9), momento em que estarão presentes cerca de 250 pessoas. “Teremos seis alas. Uma ala fardada, representando a Escola Maria Amália, a ala da Cultura de Paz, a do Esporte, uma das Profissões e outra que celebrará a Primavera”, contou a educadora Giselma Ferreira.

Ainda segundo a coordenadora, o desfile percorrerá o ABC, antigo bairro de Fernão Velho, onde funcionava a Vila dos Operários da antiga fábrica de tecidos. “Nosso maior intuito é manter o trabalho da nossa escola em Fernão Velho. Nos municiar de práticas escolares que deixem nossos alunos longe da miséria, da violência e das drogas”, disse.

O corpo formado por diretoria, coordenadoria e professores resolveu utilizar o potencial da comunidade para reproduzir e produzir cultura. “O ‘Cine Pipoca’ é uma iniciativa de alunos e ex-alunos da escola que apresentam filmes com o intuito de envolver alunos e a comunidade na resolução de seus problemas”, falou.

A recreadora Zenaide Gomes, moradora do bairro, diz ser indispensável a promoção de atividades que envolvam comunidade, professores, alunos e pais. “A violência, os abusos e tudo o que há de ruim é resultante da ociosidade”, conta a recreadora.

“Temos o objetivo de formar crianças e adolescentes capazes de gostar e entender o Cinema”, disse o morador de Fernão Velho, Hugo Leonardo Araújo de Oliveira, um dos integrantes do “Olhar Periférico”, grupo de jovens produtores de arte e filmes da região. “Temos um trabalho de resgate do cinema em nosso bairro. Agora não temos mais um cinema, mas um cineclube”, esclareceu.

Para os alunos do ensino Fundamental Suilan e Andressa, o primeiro dia de atividade tem sido bem divertido. “Cinema é ótimo, na escola melhor ainda. Aprendemos muito”, disseram as alunas.

Programação da Semana da Criança:
Quarta-feira (6), das 7h às 11h30 - Torneio Esportivo;
Quinta-feira (7), das 7h às 11h30 - Apresentação de danças (competição) e desfile de garoto e garota primavera;
Sexta-feira (8), das 7h às 11h30 - Sessão matutina “Brincando no Parque”, jogos de pula-pula, piscina de bolinhas e escorrega.
Sábado (9), das 14h às 17h30 - Desfile pelo bairro com Banda Fanfarra, Balizas e Alas representando temas que estão sendo desenvolvidos na escola (Esportes, Meio Ambiente, Paz, Profissões, Primavera e outros).