Para evitar que o novo recurso Instant da ferramenta de busca Google - que sugere palavras enquanto você digita - apresente opções potencialmente ofensivas, a empresa criou uma lista negra de termos ligados a pornografia, violência e discursos de ódio.

Em entrevista à CNN, Johanna Wright, do Google, comentou que a empresa criou algumas restrições para proteger as crianças desses termos delicados.

Para proteger os usuários desse tipo de conteúdo, o Google criou uma lista negra com vários termos, que algumas vezes bloqueia umas palavras, mas aceita outras. Por exemplo: ao se digitar “lésbica” (palavra bloqueada pelo recurso), o Instant desliga e não sugere nenhum termo de busca nem apresenta um resultado.

Por outro lado, ao se escrever “gay” surgirá uma lista de conteúdo relacionado à palavra com vários termos possíveis. Já a palavra “cocaína” é bloqueada, mas “marijuana” (gíria para maconha em inglês), não.

O site 2600.com fez uma relação bastante grande (em inglês) – e que aumenta a cada dia – da lista negra do Google.

É claro que o usuário poderá procurar qualquer um deles no Google, mas eles só aparecem se você der um "enter" depois de cada termo, sem usar o Instant.

Assim, quando não aparecer resultado algum depois de termos como “lésbica” e “bumbum” não é porque os resultados foram censurados.

A ideia por trás dessa “censura” é impedir que surjam textos gerados por buscas ofensivas que os usuários possam ter feito no passado quando outra pessoa estiver procurando assuntos mais inocentes.

Veja abaixo alguns dos termos (ou expressões) em inglês que estão na lista negra do Google:

cocaína – marijuana e heroína não foram censurados
Paris Hilton – outras celebridades sexualmente polêmicas não foram, como Kim Kardashian, Chloë Sevigny, Fred Durst e Kid Rock
bissexual – homossexual e heterossexual não foram
lésbica – gay não foi
fecal
boob (seio em inglês) - mama não foi
ânus
amador
bumbum
lolita
latina – latino não foi
homoerótico
Phillip K. Dick (escritor de ficção científica) - provavelmente porque "dick", na gíria, significa pênis
pênis
ariano (por causa do nazismo)