O município de União dos Palmares, um dos mais atingidos pelas chuvas que castigaram Alagoas no mês de junho passado, vai ganhar um novo matadouro público. O assunto foi tratado durante reunião entre os gestores do Programa da Reconstrução, no Palácio República dos Palmares, técnicos do governo, representantes do Ministério Público estadual e o prefeito do município, Areski Freitas (PTB).
Diante das dificuldades no processo de reconstrução do atual matadouro – que foi praticamente destruído pela enchente de junho - e o que ele representa para as famílias que dependem dele diretamente, o prefeito de União dos Palmares, Areski Freitas, procurou o Programa da Reconstrução para encontrar uma saída para o caso.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e coordenador do Programa de Reconstrução, Luiz Otávio Gomes garantiu ao prefeito Areski Freitas que o Estado vai construir um novo matadouro em União dos Palmares em uma área que será desapropriada. “Vamos viajar à Brasília nos próximos dias para definir o repasse dos recursos necessário para a construção do matadouro”, informou Luiz Otávio.
Por unanimidade, os técnicos do Instituto do Meio Ambiente (IMA), da Secretaria da Agricultura, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e o Ministério Público Estadual, decidiram pela não reativação do atual matadouro, uma vez que sua localização fica em Área de Preservação Permanente (APA), o que impossibilita o licenciamento ambiental.
Segundo Luiz Otavio, na próxima semana, uma comitiva, composta por representantes da Seagri, IMA, Ibama e Ministério Público Estadual, irá a Brasília para viabilizar os recursos junto ao governo federal. “O objetivo do governo é construir ainda mais cinco matadouro em Alagoas”, disse o secretário. A obra está orçada em 1,3 milhão e a área para a construção vai ser desapropriada nos próximos 30 dias.









