Como encontrar uma pousada aconchegante, de preço acessível e com uma bela vista em Japaratinga? Quem faz a melhor peixada de São Miguel dos Milagres, naquele estabelecimento que quase ninguém conhece? Dicas simples como essas não se encontram facilmente na internet. E é para fazer Alagoas se destacar na rede que o projeto Alagoas Colaborativo desde de terça-feira (28) está realizando expedições pelo interior do Estado a fim de incentivar as comunidades a divulgarem, na web, o lugar onde vivem.
A equipe, formada por quatro profissionais da web, percorrerá 15 municípios até o fim deste ano, identificando as potencialidades turísticas dos locais por onde passar. “Escolhemos o turismo como foco desta primeira etapa pelo seu potencial de gerar novas formas de negócio, que podem ganhar visibilidade e poder de articulação na Internet”, explica Paulo Markun, consultor do Laboratório Brasileiro de Cultura Digital, uma das entidades responsáveis pela iniciativa.
São Miguel dos Milagres foi o primeiro destino da equipe, com direito a uma parada para o registro da Barra de Santo Antônio. Nesta sexta-feira (1º), eles seguem para Japaratinga, União dos Palmares e Chã Preta. Um diário de bordo já pode ser visto no blog do portal http://www.derepente.org/portal.
O grupo, que fica quatro dias em cada cidade escolhida, está garimpando entre os próprios moradores todas as opções de lazer, hospedagem, alimentação e cultura. As dicas são registradas em vídeo – inclusive os depoimentos de personagens típicos das cidades: do prefeito ao taxista, do professor ao fazendeiro, do artesão ao lavrador.
A partir dos conselhos e relatos colhidos, a equipe parte para a produção de videorreportagens sobre os pontos de interesse turístico do lugar. O material informativo produzido vai compor a página de Alagoas no WikiTravel, guia de turismo colaborativo na internet. Os vídeos também serão publicados no YouTube e no blog do Alagoas Colaborativo.
Além disso, contando com a participação da comunidade, os pontos de interesse do município são mapeados no Open Street Maps – conjunto de mapas digitais livres, onde qualquer pessoa pode georreferenciar esses locais.
“O fundamental do projeto é que tudo é feito com a comunidade. São os usuários de Internet que vão dar continuidade à produção do conteúdo. Nós só criamos a base, despertamos o interesse neles e ensinamos o ‘como’ fazer”, explica a consultora Daniela Silva.
No último dia de visita, é realizada uma oficina de cultura digital gratuita para a população. O minicurso acontece em uma lan house, telecentro ou laboratório de informática de escola pública e ensina como criar e colocar conteúdos na rede através de blogs, wikis, vídeos e outras ferramentas.
O Alagoas Colaborativo é fruto de um convênio entre o Laboratório Brasileiro de Cultura Digital, com sede em São Paulo, e o Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec), em parceria com a Secretaria de Estado do Planejamento e do Orçamento (Seplan). A iniciativa faz parte do programa Alagoas no Mapa, voltado para a inclusão digital no Estado.
Mais informações sobre o projeto com Daniela Silva ([email protected] e (82) 9314-1446), Paula Montenegro ([email protected] e (82) 9301-9396), e Pedro Markun ([email protected]
