As visitas aos reeducandos do Presídio Baldomero Cavalcanti foram suspensas na manhã desta quinta-feira (30), por conta de uma tentativa de fuga, registrada ontem (29). Os agentes do Grupo de Ações Penitenciárias (Gap) realizam uma batida de rotina, com o objetivo de encontrar o material utilizado pelos quatro reeducandos do módulo IV para serrar as grades da unidade prisional.


A medida revoltou os familiares dos detentos, que aguardavam a liberação das visitas desde a madrugada, em frente ao presídio. Segundo informações, eles jogaram pedras contra a unidade prisional, o que levou os agentes a utilizarem spray de pimenta e balas de borracha para conter o tumulto.

No final desta manhã os familiares decidiram bloquear um trecho da BR 104, após as mulheres dos presos serem informadas que a liberação da visita só ocorrerá em dez dias. A  determinação foi do juiz da 16ª Vara de Execuções Penais, George Omena.

De acordo com a assessoria da Intendência Geral do Sistema Prisional (Igesp), inicialmente as visitas ficariam suspensas até que o material usado na fuga fosse encontrado. Além disso, a batida de rotina pretende encontrar armas e drogas no presídio.

Na tentativa de fuga os detentos tentaram pular a muralha e atiraram contra os agentes. Os fugitivos foram surpreendidos por disparos de balas de borracha e acabaram desistindo. Após o tumulto os agentes do GAP encontraram o pente de uma pistola no local.

Atualizada ás 11:49