O túmulo de uma idosa de 74 anos, que estava enterrada no Cemitério Municipal Jardim Independência, em Araucária, na região metropolitana de Curitiba, foi violado na madrugada desta segunda-feira. O corpo dela foi encontrado horas depois por um funcionário do cemitério em um matagal ao lado do local. O cadáver estava sem roupas abaixo da cintura, o que leva a polícia a investigar um susposto caso de necrofilia.
O corpo passou por exames no Instituto Médico Legal (IML) para verificar se houve a violência sexual. Não havia outros sinais no corpo. O delegado Haroldo Luiz Vergueiro Davison, titular da Delegacia de Araucária, acredita que duas pessoas tenham sido responsáveis pela violação e por moverem o corpo. "Para arrastar o caixão para o matagal, pelo menos duas pessoas participaram", afirmou. Até por volta das 12h40, não havia pistas de suspeitos.
Caso o resultado do exame no IML seja negativo, a motivação pode ter sido ainda, de acordo com o delegado, a retirada de bens materiais que estariam dentro do caixão, embora a idosa não tenha sido enterrada com joias ou outros objetos, conforme repassado ao delegado pela família.
Ele afirmou que também serão pesquisados outros casos de violação de tumúlos. "Se é mesmo um necrófilo, ele já deve ter praticado outras violações de cadáver", disse Davison. Ele informou que houve situações antigas de violação no mesmo cemitério, mas não soube precisar quando isso teria ocorrido.
A idosa deve ser enterrada novamente, no mesmo cemitério, na tarde desta terça-feira.