A coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids, Sandra Gomes, representou todos os municípios da região Nordeste nas reuniões do Comitê Assessor do Departamento Nacional de DST, Aids e Hepatites Virais (Coge) do Ministério da Saúde e do Programa Nacional de Hepatites, ocorridas este mês em Brasília (DF).

Realizadas a cada semestre, as reuniões discutiram temas como a importância do fortalecimento técnico de todas as regiões durante os encontros macro regionais da área; a continuidade na ampliação do acesso da população aos preservativos masculinos e femininos – que estão com estoques abastecidos; as ações de testagem rápida para HIV; além da necessidade de os programas municipais e estaduais de DST/Aids ampliarem suas ações no que diz respeito às hepatites virais.

A divulgação do tema da campanha do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, que será lançada no dia 1º de dezembro, também foi abordada no encontro. Este ano, a ação terá como público alvo os jovens de 15 a 24 anos e o foco estará direcionado aos direitos humanos e ao combate ao preconceito.

“O engajamento dos municípios do Nordeste nessas questões tem tido um merecido reconhecimento por parte do Ministério da Saúde e as ações desenvolvidas pelo programa em Maceió estão cada vez mais fortalecidas”, frisou Sandra Gomes.