Para coibir a violência contra a mulher no município de Maceió foi aberta ao público, no dia 19 de setembro de 2000, a Casa Abrigo de Maceió Viva Vida. A casa visa o enfrentamento à violência contra a mulher, no sentido de prevenir, combater, assistir e oferecer a garantia de direitos.
Durante estes dez anos foram ofertados serviços de acolhimento e atendimento às mulheres em risco iminente de vida, decorrente de violência doméstica, seja ela de natureza física, sexual e/ou psicológica.
Segundo a coordenadora da casa, Minalva Lessa, durante este período foram atendidas 329 mulheres, 33 adolescentes e 506 crianças, totalizando 868 pessoas, que receberam proteção segura e sigilosa, alimentação e todo o apoio necessário, como: assistência nas áreas psicológica, jurídica, de assistência social e pedagógica, propiciando condições de segurança física e emocional e o fortalecimento da auto-estima, promovendo a reinserção social e familiar e a reconstrução da cidadania.
A Casa Abrigo é administrada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e é a única referência em Alagoas na política de assistência às mulheres sob ameaça e risco de morte, realizando a proteção das mulheres e seus filhos, evitando a continuidade da situação de violência, possibilitando a construção de projetos pessoais e despertando oportunidades para o desenvolvimento da autonomia pessoal e social.









