Uma van sem motorista está fazendo uma viagem de 13 mil km da cidade italiana de Parma até a chinesa Xangai. O carro foi desenvolvido no laboratório de Visão Artificial e Sistemas Inteligentes da Universidade de Parma, na Itália.

Cheio de computadores, câmeras e sensores, o carro dirige sozinho e consegue detectar outros carros, faixas da pista e obstáculos. A informação foi revelada nesta terça-feira (21) pelo site Inside Technology Spectrum.

Depois de testar o veículo em laboratório, os pesquisadores decidiram fazer um test-drive no mundo real, em uma viagem intercontinental de três meses, de Parma a Xangai.

O carro está no meio de sua jornada, que começou em julho e vai acabar em outubro, na World Expo 2010, que acontece na China. Clique aqui para ver onde o carro está neste exato momento.

Em vez de programar o trajeto do carro, os pesquisadores italianos usaram uma técnica muito simples. Duas vans viajam em fila. A primeira usa mapas e GPS para se dirigir sempre que é possível, mas um motorista fica no controle a maior parte do tempo.

Já a segunda usa suas câmeras e o sistema de navegação para seguir a primeira – ela monitora a van que vai à frente, planeja a trajetória em tempo real e gera controles de direção, aceleração ou frenagem.

Se um carro ficar entre as duas vans, a segunda se guia usando instruções de GPS que recebe do carro da frente. Os dois carros podem até dar carona.

Dentro dos carros, os pesquisadores monitoram os sistemas e podem assumir o controle das duas se necessário. As vans só dirigem sem ninguém dentro durante demonstrações.

Os pesquisadores dizem que não estão tentando provar nada, a não ser testar ao máximo os sistemas.

Cada van leva sete câmeras, quatro escâneres a laser, uma unidade de GPS e vários sensores. Duas câmeras colocadas em cima do para-brisa fornecem visão em estéreo, usada para identificar as marcações das faixas da pista e a inclinação do terreno. Três câmeras sincronizadas atrás do para-brisa montam uma imagem em 180º da vista frontal.

Os escâneres são usados para detectar obstáculos, pedestres e outros veículos, assim como buracos na estrada.

Cada carro leva três computadores. Um é responsável pelo processamento de dados e imagens da frente do veículo. Outro cuida dos dados das vistas laterais. E um terceiro integra todos esses dados e planeja a trajetória, acionando os controles de direção, aceleração e frenagem. Painéis solares no teto das vans fornecem energia para todos os equipamentos eletrônicos a bordo.

Atualmente, as vans estão cruzando a Sibéria, enfrentando chuva, neve e estradas congeladas. Na próxima etapa da viagem, os carros vão enfrentar as montanhas do Cazaquistão.

Clique aqui para ver um trecho da viagem da van.