Mesmo desenvolvendo uma forte política de atração de novos investimentos, o governo do Estado concede atenção também as empresas locais, incentivando ações de expansão. Prova disso é a indústria Tempermac – Vidros Temperados de Maceió – localizada no Tabuleiro dos Martins, que recebeu recentemente a concessão do incentivo locacional para construir nova unidade.

A Tempermac está instalada atualmente numa área total de 3 mil m², mas com o novo incentivo irá construir nova sede num terreno de 12 mil m² no Núcleo Industrial BR 104, localizado ao lado da Ufal. A empresa já desfruta dos incentivos fiscal e creditício, garantidos pelo Programa Integrado do Desenvolvimento Econômico de Alagoas (Prodesin).

A empresa é a única que realiza em Alagoas o processo de produção de vidros temperados, utilizados para porta, janela, boxe de banheiro, boxe de apartamento. Com produção mensal entre 10 a 12 mil metros de vidro temperado, a Tempermac atende o mercado alagoano e da região Nordeste, como a construção civil.

“A visão da empresa é que com esse benefício o mercado vidreiro cresça e a empresa terá mais condições de competir”, ressaltou a sócia-proprietária da Tempermac, Fernanda Carla N. Graça Cruz. A empresária explicou que a demanda de vidro temperado está crescendo, pois o produto é dez vezes mais resistente do que o comum.

Estudo - Como a empresa Tempermac foi beneficiada, Fernanda Carla N. Graça Cruz indicou ao empresário Sandro Eduardo Henriques, proprietário da indústria metalúrgica S Glass, com sede na cidade de Apucarana – Paraná, para instalar uma unidade fabril em Alagoas.

A S Glass é uma empresa brasileira que desenvolve forno horizontal de têmpera de vidro plano, máquina de alta tecnologia e performance, que fornece equipamentos para a Tempermac. “Desenvolvemos máquinas sob medida e ainda oferecemos suporte técnico, o que conquistou diversos clientes em todo o país e América Latina”, destacou o empresário Sandro Eduardo Henriques.

Após a visita e informações colhidas com a equipe técnica da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Energia e Logística (Sedec), o empresário explicou que o Estado de Alagoas possui incentivos atrativos e irá verificar mais detalhes da legislação de beneficiamento.

Sandro Eduardo Henriques destaca o crescimento do mercado de vidro temperado no país, somente a empresa S Glass teve um crescimento anual entre 15% a 20% de vendas. Ele considera que isso ocorre por causa de dois fenômenos: a substituição de esquadrias de ferro, madeira e alumínio por vidro temperado e o crescimento do setor da construção civil no país.

Para o secretário Luiz Otavio Gomes, o setor metal-mecânico de Alagoas possui forte potencial de crescimento e citou a instalação e funcionamento, a um ano, da Jaraguá Equipamentos, que possui o primeiro galpão de 25 mil m² e brevemente construirá outro galpão de 15 mil m².

“Iremos colocar a disposição da S Glass um técnico para auxiliar e orientar como funciona o processo de concessão de incentivos. A equipe da Sedec desempenha a função de apoiar o empresário em tudo. É por isso que o governo de Alagoas conseguiu atrair 42 indústrias, nós oferecemos as melhores condições”, disse o secretário aos empresários presentes a reunião na Sedec.