Discutir fortalecimento étnico e políticas públicas para os remanescentes de quilombos em Alagoas. Este é o objetivo do Encontro Estadual das Lideranças Quilombolas. O evento, realizado pelo Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), será realizado na próxima sexta-feira (24) no acampamento da Igreja Batista, em Paripueira.
“Iremos discutir com as lideranças sobre assuntos relacionados ao mundo quilombola. O contato direto é fundamental para melhor orientá-los sobre seus direitos e informá-los sobre o mapeamento étnico cultural realizado pelo Iteral”, explicou o presidente do órgão, Geraldo de Majella.
De acordo com a gerente do Núcleo Quilombolas, Berenita Melo, foram convidados representações das 65 comunidades alagoanas. Ao todo serão mais de 100 participantes advindos das mais variadas regiões do Estado. “Eles chegarão em Maceió na quinta-feira, quando seguiram para o acampamento em Paripueira. A sexta-feira será destinada a debates e troca de experiências”, afirmou Berenita.
A programação do encontro conta com palestras e debates. De manhã os participantes conheceram mais detalhes sobre o programa federal Brasil Quilombola, mapeamento étnico cultural e certificação concedida pela Fundação Cultural Palmares. Após a pausa para o almoço, os quilombolas terão a oportunidade de participar de rodas de conversa visando a troca de experiências.
Entre as comunidades que já confirmaram presença estão Cajá dos Negros de Batalha, Bom Despacho de Passo de Camaragibe, Guaxinim de Cacimbinhas, Carrasco de Arapiraca e Poço do Sal de Pão de Açúcar.
Alagoas possui 65 comunidades quilombolas, sendo 50 já certificadas pela Fundação Cultural Palmares. A previsão é que até o mês de novembro, as outras 15 comunidades sejam certificadas.









