Integrantes da Comissão Pastoral da Terra (CPT) foram recebidos, na manhã desta terça-feira (21), pelo chefe de Gabinete da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), Etevaldo Amorim, e pelo superintendente de Fortalecimento da Agricultura Familiar, Janair Veloso, para discutir o apoio à infraestrutura produtiva em alguns assentamentos coordenados pela entidade.

A pauta de reivindicações incluía: apoio para a implantação de bancos comunitários de sementes para produção, armazenamento e preservação do patrimônio genético; um curso de capacitação para técnicos agrícolas da própria CPT sobre preparo do solo, plantio, controle de pragas e doenças e colheita; apoio em infraestrutura para a apicultura em quatro assentamentos, beneficiando 80 famílias; apoio para diversificação produtiva no Assentamento Flor do Bosque; e ocupação da Estação Experimental de Pesquisa de Igací por famílias atendidas pela CPT.

De acordo com o superintendente de Fortalecimento da Agricultura Familiar, Janair Veloso, as reivindicações serão analisadas e atendidas de acordo com as condições da Seagri. “Algumas propostas eles ainda vão nos enviar formalmente, ou mandar uma minuta do projeto, para que nossa equipe técnica possa avaliar com mais detalhes”, explicou Janair Veloso.

Durante a reunião, cerca de 600 trabalhadores rurais vinculados à CPT permaneceram no estacionamento da Seagri, de onde seguiriam para uma reunião no Palácio República dos Palmares, com o secretário chefe do Gabinete Civil, Álvaro Machado.