Autoridades alagoanas ligadas à Segurança Pública se reuniram na manhã desta segunda-feira (20) com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE), Estácio Gama, apresentar o plano de segurança paras as eleições 2010. O encontro aconteceu no auditório Desembargador Geraldo Tenório da Silva.


Mais de sete mil homens da Polícia Milita de Alagoas serão agrupados nos 102 municípios para garantir desde a proteção das urnas até a realização e apuração de todo pleito. O Comandante Geral da PM, o coronel Dário César garantiu que a Polícia vem trabalhando junto com a inteligência - setor de P2- da corporação, no intuito de mapear as cidades mais ‘tensas’ e garantir total segurança aos eleitores. “Nosso único objetivo é garantir que o eleitor exerça livremente o seu poder de decisão, e que escolha os melhores candidatos. Estamos trabalhando pra isso, antes, durantes e a pós eleição’’, acrescentou Dário César.


O Secretário de Defesa Social, Paulo Rubin, ressaltou que as Polícias Militar e Civil irão distribuir todo efetivo da melhor forma possível, principalmente nas cidades que apresentam ‘curral eleitoral’. Ainda segundo Rubim, a Defesa Social estará disponibilizando delegados que não possuam ligações políticas com candidatos.

Ainda durante a divulgação do Plano de ação, o Coronel do Exército, Pinto Sampaio acrescentou que a sua tropa hoje conta com 310 homens para atuação imediata em 11 cidades que solicitaram a presença de tropas federais. Pinto Sampaio explicou que caso haja novos pedidos, via pleno do TRE, uma nova tropa poderá ser formada com soldados de Sergipanos.

Polícia Federal

O Superintendente da Polícia Federal em Alagoas, Amaro Vieira, garantiu que 100% do efetivo serão disponibilizados para o pleito 2010, e ainda contará com mais um apoio externo. “Dividimos o estado em quinze áreas, analisamos as cidades mais críticas. A que tive enumeras ocorrências, atuaremos com maior ênfase nesses municípios”, afirmou Vieira.