Fazer o presente; planejar o futuro. Foi com este pensamento que o procurador-geral de Justiça, Eduardo Tavares, assinou o contrato de consultoria com a empresa 'Brainstorming Assessoria de Planejamento e Informática' para implantação do Planejamento Estratégico do Ministério Público Estadual. A cerimônia aconteceu durante a reunião do Conselho Superior do Ministério Público e contou com a participação de procuradores e promotores de Justiça, servidores e representantes da empresa. O corregedor-geral do MPE, Antônio Arecippo, afirmou que este é um momento marcante na história ministerial. Os promotores de Justiça Humberto Pimentel e Stela Valéria Cavalcanti, que fazem parte da equipe do planejamento também participaram do evento.
Para o diretor da Brainstorming, Raul Grumbach, as principais instituições públicas e privadas brasileiras estão percebendo a necessidade de desenhar estrategicamente o que será feito no futuro. Ele observou que, este momento importante, pois atualmente existem ameaças reais ao Ministério Público, porque o órgão dificulta as falcatruas, combate o tratamento inadequado à população e denuncia aqueles que cometem ilegalidades, sendo muitas vezes alvo de ataques. A empresa tem no seu portfólio de clientes o MP da Bahia, do Piauí, de Goiás, a Polícia Federal, o Santander, o Banco do Brasil, o Exército e até da Presidência da República.
Eduardo Tavares destacou que o planejamento somente será possível se tiver a participação de todos os integrantes do MPE. Ele falou em modernidade e contemporaneidade para explicar que é necessário o gestor atual pensar também o futuro focando em resultados coletivos e que busquem um salto qualitativo nos serviços prestados pela instituição. “Um fortalecimento ainda maior da nossa ação pode ser pensado em conjunto e estrategicamente, com planos e metas. Todos temos ideias e que se somadas vão fazer do nosso Ministério Público um defensor ainda mais presente da sociedade”, afirmou.
O PGJ lembrou que outros MP's já iniciaram processos semelhantes e tiveram êxitos, inclusive, construindo uma segunda etapa de planejamento. Para Eduardo Tavares, a assinatura de um contrato dessa magnitude aponta a busca por resultados, pensando a Instituição, refletindo sobre os desafios do presente e do futuro, sem esquecer de também envolver o cidadão na construção desse novo modelo de gestão. Após a assinatura do contrato será feita uma capacitação operacional da equipe que atuará na construção do Planejamento Estratégica, em paralelo um trabalho de comunicação será desenvolvido com a Assessoria de Comunicação do MPE.
PRÓXIMOS PASSOS - E já está definido que no próximo dia 19 de outubro ocorrerá a primeira grande reunião de trabalho do comitê gestor do Planejamento Estratégico do Ministério Público Estadual. Com atividade laboral envolvendo cerca de 50 participantes em um hotel localizado nas proximidades de Maceió.










