Na semana em que completou 107 anos de existência, o Grêmio preparou uma grande festa. Quase 35 mil pagantes lotaram as arquibancadas do Olímpico, renda de mais de meio milhão de reais. Tudo bem, o Palmeiras azedou a comemoração tricolor. No entanto, mais do que a efêmera derrota em casa para um Verdão cambaleante, outros eventos paralelos ficaram para a posteridade.
No mesmo dia da partida, o Grêmio usou a tecnologia e deu um salto importante na tão abordada relação clube-torcedor. O Grêmio App, um aplicativo para iPhone, foi lançado simultaneamente e de graça para os usuários do desejado aparelho da Apple.
Nas abas virtuais, o placar da última partida disputada pelo time, seguido de notícias do clube. Uma tabela atualizada mostra todos os resultados do Grêmio no Brasileirão 2010. Em outro espaço, as figurinhas virtuais dos jogadores, que, quando clicadas, oferecem informações como o nome completo, data de nascimento, peso, altura, número de jogos e gols, além de uma breve biografia.
O miniportal tricolor do iPhone oferece também links para os sites oficiais do clube, dos torcedores “vips” e até para o chamado Blog dos Mosqueteiros, que se autointitula “o primeiro blog de ouvidoria de clube de futebol do Brasil”.
No fim da semana, os desenvolvedores do serviço comemoravam: o Grêmio App era o aplicativo grátis mais baixado do Brasil na categoria Esportes, com 1.200 downloads em apenas dois dias de funcionamento, e o 35º colocado no Top Brasil, que reúne todos os serviços disponíveis na Apple Store. Ganhou até mesmo de tradicionais serviços para iPhone, como famosos sites de notícias esportivas, o aplicativo da FIA para a Fórmula 1 e até da UEFA.
No 11º lugar entre os serviços pagos no Brasil está o aplicativo do Corinthians. Pelo valor de R$ 9 (US$ 4,99), o usuário também pode interagir e checar informações sobre o clube pelo celular. Mas o fator preço pode ser o motivo que o afasta dos “top downloads” nacionais.
Onda virtual
Os únicos clubes com canais oficiais na Apple Store no Brasil são apenas exemplos, dentro do vasto mundo da grande rede. Nos últimos anos, os clubes têm aperfeiçoado seus portais na internet, melhorando a navegação e o conteúdo desses espaços virtuais.
.O site do Flamengo, por exemplo, avisa logo em sua página de abertura o próximo desafio do time no torneio, dá links para autógrafos, compra de ingressos e privilegia o “Cidadão Rubro-Negro”, um programa de fidelidade que existe há um ano para reunir e confraternizar virtualmente os torcedores mais apaixonados.
A explicação vem em vídeo e, por alguns reais, o internauta pode participar de fóruns de discussão, compartilhar conhecimento e raridades, além de concorrer a prêmios distribuídos pelo marketing do clube. E ainda pode escolher ser um cidadão bronze (grátis), prata (R$ 96,00) ou ouro (R$ 396,00), podendo parcelar a quantia em até 12 vezes. A explicação: o dinheiro, que vem da paixão, pode ajudar o clube do coração – mantendo o portal e contribuindo para a distribuição dos prêmios, vantagens e benefícios para todos os participantes.
Além da rentável venda de camisas oficiais, os clubes também passaram a vender espaço publicitário em suas páginas. Tem até serviço de TV a cabo disponível.
Se televisão é o assunto, os apaixonados colorados têm à disposição a TV Inter, bem atualizada e com informativos sobre os últimos resultados do clube, e até o Minuto do Inter, com vídeos quase diários e uma equipe variada de repórteres e comentaristas, que acompanham o clube, entrevistam diretores, técnico e atletas após os jogos. Tudo para ter conteúdo exclusivo disponível para os torcedores.
O Santos também tem reforçado a parte audiovisual. Muitas das imagens captadas de bastidores são utilizadas, inclusive em matérias de grandes emissoras – como a reação de Ganso e Neymar à convocação de Mano Menezes, após assumir a seleção brasileira.
A atualização é constante – não somente no site, mas também nas redes. O Flickr, com belas imagens dos times masculino e feminino, as Sereias da Vila, tem milhares de acessos em seus álbuns.
Namoro e picanha
O território virtual dos clubes é capaz de prover muitas surpresas para quem navega. Na página do Palmeiras, por exemplo, dá para arrumar uma namorada bem real, por meio de um site parceiro.
Já uma grife famosa de roupas infantis desenhou um body em homenagem a Marcelinho Carioca, um dos grandes ídolos do Corinthians. Mas, se o bebê ainda não veio, não tem problema: um chip do Timão pode conectá-lo a chats, quizes e até a um serviço que avisa pelo celular simultaneamente os gols, no momento em que eles acontecem. Além disso, dá para experimentar um perfume em homenagem ao centenário ou belas picanhas e maminhas com a marca, que devem ser lançadas em breve. Sim, está lá, no site do Corinthians.
Os serviços virtuais disponíveis parecem não ter limites. Agências de turismo, rádio on line, certidão de nascimento oficial do clube. E assim, alguns departamentos de marketing confundem seus programas de relacionamento com o torcedor com um mercado a céu aberto, vendendo produtos e serviços muitas vezes desnecessários.
Enquanto isso, torcedores criam também seus serviços relacionados, sem se importar muito com a questão dos royalties dos produtos oficiais. Já tem site oferecendo, de graça, wallpapers (fundos de tela) para iPad com os símbolos dos clubes cariocas, por exemplo. Na Apple Store, a maioria dos serviços grátis de notícias e fóruns online são feitos por fãs dos clubes, e não por suas entidades oficiais.
Os chamados serviços de fã, feitos para Corinthians, São Paulo, Flamengo e Palmeiras, por exemplo, estão entre os aplicativos grátis mais baixados do iPhone. E não deixam a desejar com informações da equipe, classificação e até jogos narrados em tempo real.
Após o lançamento de sucesso, a desenvolvedora do aplicativo do Grêmio pretende lançar um serviço Premium, melhorado e ampliado, para quem pode pagar. Ainda sem data para ser inaugurado, esse projeto está no rastro de Milan, Arsenal e PSV, que também já entraram na onda do iPhone na Europa (com excelente recepção) e pretendem conquistar de vez o público usuário. O Twitter oficial do Grêmio comemorou com seus 39 mil seguidores e devidos bits e bytes.









