Neste sábado, 18 de setembro, das 09h às 13h, será realizado em Maceió um dos mais bem sucedidos eventos voluntários do mundo: o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, que tem como objetivo remover o lixo e conscientizar as pessoas sobre a poluição nestes locais. A Coca-Cola Brasil, através de seus fabricantes, será mais uma vez a principal apoiadora do evento. Esta será a 17ª participação consecutiva da empresa na ação, que em Alagoas será promovida pela Conviver Bebidas e Alimentos.

 

A ação contemplará as praias da Avenida (em frente às Lojas Americanas), Pajuçara (próximo ao Hotel Enseada e em frente ao Iate Clube Pajuçara), Ponta Verde (próximo ao Antigo Alagoinhas), Jatiúca (Posto 7), Jacarecica e Guaxuma. Ao todo, 500 voluntários estarão engajados, entre funcionários da empresa, escolas públicas, comunidade do Distrito Industrial e vários parceiros, como SEMPMA, SMCCU, IMA, Moinho Motrisa, Secretaria Estadual de Educação, SMPTUR, FACIMA, Sesc Guaxuma, Viva Ambiental, SLUM, METALIC e LBV.

 

Para coletar o lixo, classificá-lo por itens, pesar e selecionar entre recicláveis e não-recicláveis, os voluntários receberão bonés, sacos plásticos, luvas plásticas descartáveis, camisa, um formulário e lápis. Além disso, folhetos educativos e sacolas para lixo de carro serão distribuídos para chamar atenção da população para a importância da limpeza de praias, rios, lagos e lagoas.

“O evento do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, como ação de conscientização, tem uma importância pelo número de pessoas que reúne para tratar de um tema tão discutido atualmente e de suma importância para as gerações futuras, através da ação voluntária com atividades educativas, limpeza da praia, assim contribuindo para sensibilizar as pessoas na mudança de atitude”, destaca a gerente do Sistema de Gestão Integrada da Conviver Claudecila Maria dos Santos, responsável pelos projetos socioambientais da empresa.

 

Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias

 

O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias é coordenado desde 1986 pela ONG americana The Ocean Conservancy, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o problema da poluição do mar por lixo. É realizado em todo o mundo em conjunto com universidades, escolas, associações de moradores, organizações não-governamentais (ONGs), empresas, governos e entidades voluntárias. Em 2009, 16.000 voluntários recolheram 74 toneladas de lixo no Brasil, e em todo o mundo, aproximadamente 3 mil toneladas de lixo foram recolhidas por 400 mil voluntários de 100 países. Somente em Alagoas no ano passado, 550 voluntários recolheram cerca de 10 toneladas de lixo.

 

O apoio ao Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias faz parte das iniciativas do programa de reciclagem “Reciclou Ganhou”, coordenado pelo Instituto Coca-Cola Brasil. O programa envolve cooperativas, fabricantes, escolas, associações de moradores e outras entidades. Criado em 1999, o “Reciclou, Ganhou” é o responsável pela integração dos vários projetos de reciclagem do Sistema Coca-Cola Brasil em todo o país.