A Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação do Programa de Controle do Tabagismo, estará premiando, no próximo dia 22, as escolas Eulina Alencar e Nosso Lar – integrantes do Programa de Saúde na Escola (PSE) – vencedoras da gincana promovida junto à rede pública municipal, na qual os alunos elaboraram campanhas educativas sobre os malefícios do fumo.
As escolas receberão troféus e três alunos serão premiados com medalhas.
A atividade fez parte da ação desenvolvida pelo Programa, em parceria com as coordenações de Epidemiologia, de Vigilância Sanitária e de Vigilância Ambiental, para marcar a Campanha Nacional de Combate ao Fumo, desenvolvida pelo Ministério da Saúde e pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) em todo o país, para conscientizar a populações acerca dos males causados pelo fumo.
Em Maceió, a iniciativa incluiu inúmeras ações visando à aplicação efetiva da Lei Federal nº 9294/96, que proíbe o fumo em ambientes fechados. Para intensificar a medida, as coordenações fizeram, em parceria, a colocação de adesivos em táxis, bares e restaurantes da cidade, sensibilizando os fumantes.
Outra ação conjunta foi a realização de uma enquete no PAM Salgadinho, onde mais de 80% dos funcionários se colocaram a favor da implantação, na unidade, de um ambiente 100% livre do fumo, como foi feito no prédio sede da SMS.
“Além do PAM Salgadinho, onde a política do ambiente 100% livre do fumo deverá ser implantada ainda neste semestre, estamos trabalhando para estender essa medida a todas as unidades de saúde e órgãos públicos municipais”, frisou a coordenadora geral de Epidemiologia da SMS, Nilce Tavares.
Males do fumo - Os principais maleficios à saúde, relacionados ao tabagismo se referem às doenças do sistema cardiovascular, sendo o tabagismo um fator de risco importante para infarto do miocárdio (ataque cardíaco), doenças do trato respiratório como a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), enfisema, e câncer, particularmente de pulmão, de laringe e de boca.
Ao respirar a fumaça ambiental do tabaco, as pessoas ficam expostas a mais de quatro mil produtos químicos. Desses, sabe-se que mais de 50 causam câncer nos seres humanos. A fumaça ambiental do tabaco também provoca doenças cardíacas e muitas outras graves doenças respiratórias e cardiovasculares em crianças e adultos, capazes de levar à morte.









