O representante alagoano, na lista que deve preencher as vagas de ministro no Superior Tribunal de Justiça (STJ), Fábio Ferrário, revelou – à equipe de reportagem do Cada Minuto – que esta não é uma vitória sua: ‘a vitória é da advocacia alagoana’. Ele, que foi sabatinado pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), neste domingo (12), garantiu que, na próxima etapa da seleção, não existe favoritismo.
De acordo com o advogado, na próxima etapa da seleção, os ministros devem escolher os seus preferidos. “Neste sentido, não existe favorito. São critérios muito subjetivos e pessoais. Até lá, vamos aguardar”, declara. Ele não acredita que os 31 dos 33 votos obtidos na sabatina tenham influência na próxima etapa da seleção.
“Até agora, não temos uma data definida. Eles devem se reunir e discutir os postulantes. A partir daí é que sairá uma nova lista tríplice – com os três mais votados - para a aprovação do presidente, que deve escolher apenas um. Ainda há um longo caminho a percorrer”, prevê Ferrário.
Quem é - Fábio Ferrario tem 46 anos e é inscrito na OAB desde 1990, exercendo desde então a advocacia privada, efetiva e ininterrupta, com atuação nas áreas Cível, Penal e Eleitoral. Tem graduação em Direito pela Faculdade de Direito do Centro de Estudos Superiores de Maceió (CESMAC), atuou como juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) entre os anos de 2001 e 2004 e desempenhou diversas funções na OAB/AL, entre elas as de Conselheiro Seccional e de presidente da Comissão de Estudos Constitucionais.










