Um site criado por cientistas da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, mostra que só por que alguém tem milhares de seguidores no Twitter não significa que esteja entre as pessoas mais influentes nos trending topics (assuntos mais comentados) do microblog. Desde maio no ar, o pulseofthetweeters.com mostra, em tempo real, quais são as pessoas mais influentes nos tópicos mais quentes do dia.

Embora as celebridades ganhem muitos seguidores no mundo do Twitter, as pessoas que têm maior influência nos assuntos mais comentados do dia tendem a ser muito mais discretas.

Criado no laboratório de Alok Choudhary, professor de engenharia elétrica e ciência da computação da Faculdade McCormick de Engenharia e Ciência Aplicada, o site foi inspirado na tese de doutorado do estudante Ramanathan Narayanan. Segundo o estudante, o site revela quais são as opiniões são mais interessantes e influentes sobre cada tópico.

A página usa um algoritmo (passos de um programa para realizar uma certa função) que classifica as twittadas das pessoas mais influentes em relação aos assuntos mais comentados. Se o usuário estiver interessado na fase final dos jogos da NBA, por exemplo, o site classifica aqueles que mais twittam sobre o assunto e que seguem os fãs do esporte que twittam sobre ele.

Narayanan conta que, "todos os dias, são postadas 50 milhões de twittadas, mas a maioria de nós apenas lê dez ou vinte twittadas por vez".

O algoritmo do site combina mineração de dados (processo de explorar grandes quantidades de dados em busca de padrões), análise de rede e de sentimentos em tempo real. Além de identificar os twitteiros mais influentes, o algoritmo pode dizer se as twittadas deles são positivas, negativas ou neutras e ainda oferece tópicos relacionados.

O estudante explica que “se alguém da BP está twittando sobre o vazamento de óleo no golfo do México, por exemplo, suas opiniões tendem a ter muito mais peso e interesse do que se fossem do ator Ashton Kutcher, que tem milhões de seguidores”.

A tecnologia também é capaz de filtrar spam (mensagem eletrônica não solicitada, geralmente com propaganda) e identifica bots, (pequenos códigos que enviam twittadas falsas), classificando-os na parte inferior dos resultados de busca.

No futuro, o site deverá monitorar mais assuntos, incluindo aqueles que não estão entre os mais comentados do microblog. Segundo Narayanan, a página poderia ser usada "por empresas que querem saber o que as pessoas estão comentando sobre seus produtos, para que saibam o que as pessoas mais influentes estão dizendo de positivo, negativo ou de neutro sobre eles”.