A Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) promoveu nesra quinta-feira (09), no auditório da Escola de Magistratura (Esmal), um debate sobre a Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social (Nob/Suas).
O evento aconteceu em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e teve como o principal objetivo aprimorar a gestão e qualificar os serviços da assistência social. O tema do encontro foi a Consulta Pública em Alagoas: Aprimoramento da Gestão e Qualificação dos Serviços Socioassistenciais.
A diretora de gestão do Suas do MDS, Simone Albuquerque, falou da história da implantação do Suas no Brasil. ``O Suas é um sistema desejado pelos militantes, profissionais e usuários da assistência social. É uma política que vem sendo construída há muitos anos. A assistência social é um dever do estado e um direito do cidadão. Acompanhar a implantação do Suas em Alagoas foi muito importante, pois o estado tem colaborado e levado para o âmbito nacional as realidades e dificuldades para o aprimoramento deste sistema``, explicou.
Para ela, a nob/suas representa o reconhecimento da necessidade de aprimoramento do processo de gestão do sistema único de assistência social e da proposição de estratégias para a qualificação de suas ofertas e da relação federativa, com pactuação de responsabilidades compartilhadas.
A diretora disse ainda, que a meta do governo federal é que exista pelo menos um Centro de Referência da Assistência Social (Cras) em cada município brasileiro.
Na ocasião, a secretária de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Solange Jurema, abriu o encontro destacando a importância da palestrante na implantação do Sistema Único de Assistência Social (Suas).
``Hoje é um dia muito rico para a assistência social de Alagoas, a Simone traz além de muito conhecimento o entusiasmo. O Suas sendo implantado verdadeiramente no Estado, sem dúvidas vamos conseguir reduzir esses índices de pobreza e quem mais se beneficiará desta política é o povo``, concluiu.
A ação foi destinada a representantes dos 102 municípios alagoanos, entre gestores, técnicos e conselheiros municipais de assistência social. Além de contar com a participação de profissionais de 50 técnicos da Seades. Também estiveram presentes representantes do Conselho Estadual de Assistência Social, da Comissão Intergestora Bipartite (Cib) e do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas).
A secretária adjunta de assistência social de Paripueira, Ana Cristina Leão, destacou a importância da capacitação para que os municípios possam discutir, pontuar e sugerir as questões específicas. ``Paripueira ficou desabilitado por 3 anos, por isso hoje pretendo esclarecer dúvidas acerca dos critérios para a desabilitação, além de questões a respeito da participação dos usuários``, concluiu.








