Está chegando ao fim o prazo de inscrições nos cursos gratuitos à distância oferecidos pela Escola de Governo de Alagoas em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) através do FGV Online, uma das modalidades do Programa de Qualificação Continuada (PQC). Os servidores – efetivos ou comissionados – têm até o dia 15 de setembro para fazer sua matrícula em um dos cursos de extensão, atualização ou livres que estão disponíveis nessa 1ª oferta de cursos.

Para facilitar o processo de inscrição dos servidores, a Secretaria de Estado da Gestão Pública (Segesp) esclarece as dúvidas mais frequentes.

Inscrições e cursos – Além da oferta de cursos, sua variedade e inscrições podem ser feitas por meio do www.gestaopublica.al.gov.br, no espaço “Escola de Governo de Alagoas”. Ou o servidor pode ir direto ao link da FGV (www.fgv.br/fgvonline/egal). Caso, o servidor tenha preenchido todos os itens do cadastro, ele deve comunicar o acontecido por meio do escoladegoverno@gestaopublica.al.gov.br ou por meio do telefone 3315-1835.

Participantes – Podem participar tanto servidores efetivos ou comissionados, basta apenas ter o número de ordem – aquele que vem no alto do seu contracheque. Detalhe: apenas servidores com ensino superior completo podem inscrever-se nos cursos de extensão. Para os demais cursos, a escolaridade mínima requerida é o ensino fundamental. Os servidores têm a opção de se inscrever em mais de um curso de atualização ou extensão e em outro livre.

A Segesp recorda que como os cursos são da modalidade Ensino a Distância (EaD) e oferecidos através do ambiente virtual do FGV Online. O servidor poderá estudar em qualquer lugar, em qualquer horário, precisando apenas de um computador conectado à internet.

Sem qualquer aula presencial, o servidor terá o subsídio de material didático (apostila e CD), que chegarão via Correios – porém nos cursos de atualização, o material será disponibilizado para download.

A secretaria explica que a Fundação Getúlio Vargas tem grande experiência com ensino à distância, trabalhando com um programa de ensino bastante acessível e um professor-tutor nos cursos de extensão. Além disso, os cursos dispõem de vídeos, jogos, imagens e outros recursos audiovisuais, que proporcionam interatividade e aproximação com o conteúdo.

Para esclarecimento de dúvidas durante o curso, a FGV liberou o Moodle, sua ferramenta de ensino, para que os servidores possam tirar dúvidas durante o período de matrículas (de 1 a 15 de setembro).

Basta acessar http://moodle.fgv.br. No campo “usuário” escreva ConvidadoFGV e no campo “senha”, 1234.

Dúvidas – O servidor com curso superior, porém com cargo de ensino médio, pode se inscrever no curso de extensão, basta procurar o RH de seu respectivo órgão e atualizar sua ficha. Após o processo de atualização, o servidor deve enviar e-mail para escoladegoverno@gestaopublica.al.gov.br, informando o ocorrido.

Logicamente, os cursos apresentados contam para progressão funcional. Eles foram planejados com 40 horas/aula, justamente para contar para a progressão.

Certificados - Os cursos livres também são certificados pelo FGV Online e Escola de Governo, entretanto a Segesp aconselha que no ato da inscrição, o servidor deve optar pela emissão do certificado. Cada disciplina corresponde a um certificado. Em casos de desistência, o participante do curso deve encaminhar um e-mail para a Secretaria Acadêmica do FGV Online no endereço cursosfgvonline@fgv.br informando o motivo da saída. O desistente ainda preenche um requerimento na Escola de Governo solicitando ao secretário de Estado da Gestão Pública, Guilherme Lima, seu afastamento do curso.