Em recente visita a Maceió, o ministro dos Esportes, Orlando Silva, revelou a existência de uma verba para atender a ex-atletas de futebol e mostrou que em alguns estados, iniciativas foram tomadas com a finalidade de minimizar a situação vivenciada por muitos daqueles que deram a vida pelo esporte que é a maior paixão do brasileiro.
E um dos ex-atletas que procurou se inteirar da informação foi Roberto Mendes, que dedicou grande parte da sua vida ao CSA e ao próprio futebol alagoano. O negócio é mais ou menos como um Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), mas exige que os ex-jogadores tenham comprovado o tempo em que atuaram como profissional.
Ocorre, contudo, que no caso de Alagoas é necessária a intervenção do sindicato dos atletas, o que não existe no estado, que dispõe apenas de uma associação a custas da boa vontade do ex-jogador Cícero Besouro, mas sem os devidos instrumentos que possam ter acesso a esse benefício.
Além de Roberto Mendes, outro ex-jogador que demonstrou interesse em ajudar nessa luta foi Silva, que com amplo conhecimento se prontificou em ajudar a associação e que ficou de buscas os caminhos legais para isso.
Mendes, assim como o ex-jogador Deda, que hoje vive uma situação estável, informaram ao blog que vão batalhar para que os antigos companheiros de profissão, hoje em situação difícil, possam ter os benefícios desse projeto e passem a dispor de uma verba que em muito contribuiria para uma boa desafogada.
Nós, que acompanhamos a trajetória de muitos desses profissionais, vamos torcer também para que esse sonho se torne realidade.

***************************************************************************************************************

CRB e CSA têm uma semana importantíssima. O primeiro, após a atuação irreparável do último domingo diante do Alecrim de Natal (0x0), em pleno Estádio Rei Pelé, vai ter que lutar por um milagre diante do Salgueiro, no interior pernambucano, no próximo domingo, onde até um empate será fatal ao projeto do Galo retornar à Série B.


É aquilo que escrevi na semana passada. O CRB sempre complica sua situação, inclusive jogando em casa. A vitória teria deixado o Galo numa situação confortável. Agora vai brigar por seis pontos e depender de uma combinação de resultados. Ou então brigar para não ser rebaixado, já que a situação está embaraçada no seu grupo na Série C.


O CSA, em queda livre também da Segundona do Alagoano, após perder do Sport Atalaia (1x0) nesta quarta-feira, tem uma missão bastante espinhosa, mesmo jogando em casa e com o apoio da sua torcida neste domingo. É vencer de goleada o Sampaio Correia, de quem levou uma varada no último domingo (5x0) no São Luiz do Maranhão. Até uma goleada de 4x0 deixa o Azulão fora da disputa da Série D.


Enquanto isso o nosso representante da Série B continua exigindo muitos cuidados. Apesar de ter arrancado um empate em Campinas, diante da Ponte Preta (0x0), a situação do ASA é complicada, já que em 15º lugar, está beirando a zona do rebaixamento.
E assim segue o futebol alagoano, com um futuro nada promissor para os seus três principais clubes.