Governo investe em novas ações de segurança para o combate à violência

01/09/2010 15:04 - Maceió
Por Redação

Junto com as duas novas bases comunitárias a serem instaladas em Maceió e o projeto de vídeo-monitoramento – cuja licitação deverá ser realizada na próxima semana – o governo do Estado concentra esforços no combate à violência, por meio de ações diversificadas na área de segurança pública.

“Com as novas ações de policiamento comunitário e preventivo, acreditamos que os índices de violência tenham uma redução significativa dentro dos próximos meses”, ressaltou o secretário da Defesa Social, Paulo Rubim.

Segundo o secretário, por decisão do governo estadual as duas bases comunitárias contempladas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) serão construídas na capital, sendo mais uma no Conjunto Benedito Bentes. A segunda base terá ainda o local escolhido com base no índice crescente de criminalidade.

“A segunda base seria construída no interior, mas o governador preferiu implantar as duas unidades na capital”, comentou, acrescentando que após o repasse dos recursos pela Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública) o prazo de conclusão das bases é de 120 dias.

Paulo Rubim lembrou que a Defesa Social vem implementando o projeto de policiamento comunitário, com a construção das bases no Selma Bandeira e Clima Bom – que já funcionam em caráter experimental – e nos bairros do Jacintinho e Vergel. “Agora, teremos mais duas bases dotadas de infraestrutura, incluindo o sistema de vídeo-monitoramento com dez câmeras”, afirmou.

Com relação ao projeto de vídeo-monitoramento, o secretário garantiu que até o final do ano o novo sistema de segurança pública será iniciado. O projeto consiste na instalação de 46 câmeras de longo alcance ao longo de toda a orla marítima – indo do trecho do Detran a Cruz das Almas –, passando pelo centro comercial até o Tabuleiro.

Orçado em R$ 4,2 milhões, o projeto é financiado com recursos do Banco Mundial (Bird) e a sua licitação deverá ser realizada na próxima semana, após passar por toda a tramitação burocrática. De acordo com Rubim, o sistema tem capacidade total de instalação de aproximadamente 200 câmeras.

Outro reforço na segurança pública alagoana é a aquisição de um novo helicóptero, adquirido com recursos do Pronasci, no valor de R$ 6 milhões, por meio de pregão eletrônico realizado na semana passada. A Defesa Social negocia com a empresa vencedora da licitação a entrega da aeronave para até o final do ano.

“Com essa licitação, o Estado praticamente fechou os convênios firmados com o Pronasci, com exceção apenas do presídio de jovens e adultos, cujas pendências ainda estão sendo resolvidas junto ao governo federal”, concluiu.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..