Comissão da OAB/AL oficia órgãos para impedir obras

01/09/2010 12:30 - Maceió
Por Redação
Image

A Comissão de Proteção ao Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) quer que os órgãos de fiscalização atuem para impedir a construção ou reconstrução de imóveis em áreas de preservação permanente ao longo dos rios Paraíba e Mundaú, na Zona da Mata alagoana. Em junho desse ano, as cheias dos dois rios atingiram diversos municípios alagoanos, causando mortes e destruição.

Em ofício encaminhado às prefeituras de 14 cidades, ao governo do Estado, ao Ministério Público Federal e Estadual, ao Instituto do Meio Ambiente (IMA) e ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), o presidente da Comissão, Estácio da Silveira Lima, lembrou que não basta apenas que o Estado tome a iniciativa de reconstruir os imóveis em áreas distantes dos leitos dos rios, como já foi anunciado pelo governo.

“Deve-se também ser evitado que o particular construa qualquer tipo de edificação, ou exerça qualquer atividade na área de preservação permanente ao longo dos cursos d’água. E para isso, o Estado deve exercer o poder de polícia e fazer uma fiscalização efetiva”, observou.

A proibição prevista na Lei 4.771/65 refere-se tanto a construções públicas como particulares, tanto para fins residenciais como comerciais, industriais ou de lazer. No ofício, Estácio Silveira ainda citou o artigo 225 da Constituição Federal, que dispõe que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, e que impõe ao Poder Público o dever de defendê-lo e preserva-lo para as presentes e futuras gerações.

AMA

Para aprofundar a discussão e tirar dúvidas dos gestores municipais quanto à aplicação da legislação ambiental, a Comissão de Proteção ao Meio Ambiente da OAB/AL tentará agendar uma reunião na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) com os prefeitos dos municípios cortados pelos dois rios.

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..