Servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que trabalham na área de reconhecimento de direito, em agências do interior de Alagoas, participam durante toda esta semana do curso Processamento de Justificação Administrativa, em Arapiraca, a 126 km de Maceió. O objetivo é dar celeridade e eficiência no relato, analise e conclusão desse serviço, com a qualificação de novos servidores e aperfeiçoamento do trabalho daqueles que já atuam na área. Até outubro, 36 funcionários serão formados no estado.
O Curso deverá capacitar os servidores a avaliar as provas apresentadas pelos trabalhadores para compensar a falta de documentos que comprovam o trabalho alegado. Ao final, os servidores devem estar preparados para verificar a legitimidade de documentos e o tempo de atividade exercida pelos trabalhadores. Também serão repassadas informações sobre a importância do trabalho estratégico, a missão e os valores da Previdência, buscando aperfeiçoar os trabalhos nas unidades para a prestação de um atendimento satisfatório.
Serão formadas novas turmas em Arapiraca, entre os dias 20 e 24 de setembro e entre 27 de setembro e 1º de outubro, com servidores da capital e interior do estado. Cada turma será composta por 12 servidores.
Justificação Administrativa - Muitos trabalhadores perdem ou têm seus documentos danificados por causa de incêndios, chuvas, desmoronamentos, assaltos, falência da empresa, entre outros. E ficam impossibilitados de apresentar a documentação necessária, junto ao INSS, para ter direito aos benefícios previdenciários. Para compensar a falta de provas materiais, a Previdência Social oferece a Justificação Administrativa, como uma alternativa para apresentação de novos documentos, testemunhas ou circunstâncias que comprovem o trabalho exercido ou tempo de contribuição.
A Justificação administrativa é solicitada quando os documentos apresentados são insuficientes para comprovação da atividade exercida e o benefício é indeferido. A abertura do processo deve ser feita pelo trabalhador na mesma agência que negou o seu pedido de benefício.




