Os desembargadores integrantes da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) realizaram, na manhã desta segunda-feira (30), na faculdade Seune, a segunda etapa do projeto Interagindo com a Comunidade Acadêmica. Na ocasião, os desembargadores James Magalhães de Medeiros, Washington Luiz Damasceno Freitas e Tutmés Airan de Albuquerque Melo julgaram cerca de 20 processos.

Sebastião José Palmeira, diretor-geral da Seune, destacou a a importância do projeto ao aproximar os estudantes de Direito do Tribunal de Justiça de Alagoas. Em seguida, apresentou aos desembargadores as dependências físicas da instituição, mostrando, por exemplo, o vasto acervo da Biblioteca Central Domitilla Palmeira.

O desembargador James Magalhães, presidente da 1ª Câmara Cível do TJ/AL, explicou aos acadêmicos a importância do deslocamento da sessão da Câmara Cível. “O Interagindo com a Comunidade Acadêmica é um projeto pioneiro, que visa aproximar o Tribunal, através da 1ª Câmara Cível, das instituições de ensino superior”, argumentou.

Durante o evento, a secretária da 1ª Câmara Cível, Margarida Melo, apresentou aos estudantes, através de palestra, o regimento interno do TJ/AL. Para os acadêmicos, a iniciativa foi válida no sentido de esclarecer sobre os trâmites dos julgamentos, mostrando como funcionam os recursos e alertando sobre o uso da sustentação oral.

“É a primeira vez que acompanho a sessão cível. A ideia é muito interessante, pois nos foi dada a oportunidade de ver os desembargadores julgando os processos, aproximando a universidade do Tribunal de Justiça.”, ressaltou David Monteiro Pacheco, estudante do 9ª período de Direito.