O Foursquare atingiu neste domingo a marca de 3 milhões de usuários. O registro do site baseado em geolocalização foi alcançado por um usuário dos Estados Unidos – país que detém 60% dos cadastrados no site – e acontece dias após o anúncio do Facebook anunciar o Places, recurso para concorrer com o serviço.
Criado em março de 2009, o rápido crescimento do site tem despertado o interesse de possíveis compradores, como o Yahoo. Em julho, a rede passou de 100 milhões de atualizações de dados de entrada de usuários em diferentes locais, conhecido como check-in – o que corresponde a um tweet. No entanto, o fundador Dennis Crowley nega que esteja interessado em vender o site neste momento.
Apesar do alarde, os valores não se comparam às gigantes das redes como o Twitter, que já conta com mais de 100 milhões de usuários. O motivo: o uso da rede social necessita na maioria da vezes de um dispositivo móvel, como um celular ou tablet conectado à internet. No Brasil, apenas uma pequena parcela da população tem o recurso.
Mas se o seu esperado crescimento se confirmar (ele já foi chamado até de o “próximo Twitter”), é possível que a ferramenta se torne uma referência, ditando quais os locais e estabelecimentos mais visitados – e recomendados – nos quatros cantos do mundo.









