Viver experiências de sucesso e aplicá-las em seu ambiente natural. É com esse objetivo que a Organização e Sindicato das Cooperativas de Alagoas (OCB/AL) promove projetos de intercooperação. E para debater as experiências, na próxima quinta-feira, dia 26, a OCB/AL vai reunir cooperativados que visitaram a Cooperativa de Crédito de São Roque de Minas Ltda (Sicoob Saromcredi) em 2009 e em maio deste ano. O encontro acontece na sede a OCB/AL, às 09h, e contará com a presença da colaboradora do Sescoop Nacional, Carla Tadeu.
Segundo Márcia Túlia Pessoa, superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo em Alagoas (Sescoop/AL), o encontro foi agendado para mostrar os benefícios das visitas e a aplicabilidade das experiências nas cooperativas do Estado. “Tenho certeza que a experiência de São Roque mudou a visão de muitos cooperativados alagoanos. Queremos mostrar o poder transformador do cooperativismo e já estamos negociando outro intercâmbio para 2011”, anunciou.
A representante do Sescoop Nacional vem a Alagoas também para tratar do encaminhamento de projetos ao Conselho Nacional do Sescoop. Alagoas e outras unidades do nordeste recebem por ano uma verba para o fomento do cooperativismo oriunda dos estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, estados nos quais há uma sobra de recursos.
Entre os projetos que serão avaliados está a inclusão de estudantes de administração em dez unidades cooperativas, sob a coordenação de um especialista. O objetivo é traçar o perfil das cooperativas avaliadas e melhorar seu processo de gestão. “Entendemos que esse estudo contribui para o desenvolvimento do cooperativismo do Estado e vamos defender a importância de cada projeto”, afirmou Márcia.




