O Irã começou, na manhã deste sábado, a carregar barras de combustível na usina nuclear de Busher, sul do país, anunciou em comunicado a OIEA (Organização Iraniana de Energia Atômica). Desde o fim desta operação, primeira etapa de carregamento do reator, a usina de Busher é, oficialmente, uma instalação nuclear.
"A operação de transferência do combustível nuclear para o reator foi realizada em 21 de agosto, na presença do vice-presidente, Ali Akbar Salehi, chefe da OIEA, e de Serguei Kiriyenko", chefe da agência nuclear russa Rosatom, que dirigiu a construção da usina, destacou o comunicado.
Irã inaugura sua primeira usina nuclear
Com usina, Irã não precisa enriquecer urânio, diz França
O projeto da central no Golfo Pérsico foi iniciado pela alemã Siemens antes da revolução islâmica de 1979, e interrompido pouco depois do início da guerra Irã-Iraque em 1980. A Rússia retomou a obra, que inicialmente deveria ter sido concluída em 1999, e a usina foi inaugurada hoje.