Quatro novas obras de arte integram a Galeria Lourenço Peixoto, no térreo da Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas, no centro. O quadro O velho pescador, do artista plástico Marcos Sampaio e três esculturas em madeira (Caraunã, Barco Sertanejo e Ninho de Papagaio) de Paulo Soares foram doados ao Museu Palácio Floriano Peixoto (MUPA), no último dia 4 de agosto.
Além destas obras, quem visita o MUPA encontra uma infinidade de objetos de época. Raridades que misturam passado e presente num só passeio. Para conhecer as dependências do Palácio, o Museu conta com a colaboração de cinco monitores preparados para esta viagem no tempo. “Fazemos uma explanação das características históricas e culturais do nosso acervo”, explica a monitora Roxanne Ferreira.
Logo na entrada do Museu, a exposição coletiva Multiplasticidade, do curador Fredy Correia, reúne dezenas de obras de artistas alagoanos como Persivaldo Figueirôa, Lula Nogueira e Ana Cleto. Telas, fotografias e desenhos contemporâneos dão boas-vindas aos visitantes.
Em seguida, ainda no térreo, fica o Salão de Despachos onde aconteciam as importantes reuniões de governo. Os móveis em madeira são clássicos do início do século XX. Destaca-se, ainda nesta sala, uma obra-prima do saudoso pintor e escultor alagoano Pierre Chalita, que faleceu em julho, o quadro Emancipação Política de Alagoas.
Entre um salão e outro, a presença de um acervo do pintor alagoano nos corredores do Museu enriquece o passeio. No primeiro andar do MUPA ficam O Salão Nobre, A Sala de Música e a Sala de Banquetes com mobiliário, prataria e objetos da época. “O que chama mais a atenção dos visitantes nesta sala é o conjunto de namoradeira. Pela riqueza de detalhes e pela conservação”, afirma a monitora Vera Rocha.
O passeio termina num espaço dedicado ao poeta, filólogo, dicionarista, lexicógrafo e tradutor, o alagoano Aurélio Buarque de Holanda. O lugar conta um pouco da história do escritor. Desde o nascimento em Passo de Camaragibe até os dias atuais por meio de painéis, vídeos e acervo cedido pela família de Aurélio.
Nesta quarta-feira (11), o MUPA ficará aberto à visitação excepcionalmente até às 22hs, como extensão do projeto Engenho de Folguedos. O horário normal de funcionamento é das 8h às 17h nas terças, quintas e sextas; das 8h às 21h na quarta-feira e sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h. Fechado somente às segundas feiras. Mais informações: (82) 3315-7874.