Renan quer nova MP dispensando exigência para subvenção da cana

16/08/2010 14:44 - Geral
Por Redação
Image

O senador Renan Calheiros, líder do PMDB, viaja a Brasília, nesta terça-feira, para tentar, na área econômica do governo federal, uma medida excepcional para liberar a subvenção econômica concedida aos pequenos e médios produtores de cana-de-açúcar do Nordeste, especialmente de Alagoas, sem a necessidade da apresentação da certidão negativa de dívidas junto a instituições oficiais.


O assunto foi tratado no encontro que o senador manteve na manhã desta segunda-feira na Associação dos Plantadores de Cana-de-Cana (Asplana). Pela exigência apresentada para liberar a subvenção, somente 30%, dos 7.200 pequenos produtores alagoanos estariam aptos a receber o prêmio de R$ 5,00 por tonelada de cana, limitado a 10 mil toneladas por produtor.


“Não podemos permitir que uma pequena parcela dos produtores alagoanos seja beneficiada. Temos que ter políticas públicas continuadas e, por isso, a subvenção precisa ser assegurada a todos os produtores através da edição de uma Medida Provisória”, defendeu o senador, ao anunciar sua ida a Brasília para tratar, entre outros assuntos, da liberação dos recursos.


Renan recordou que seu pai era fornecedor de cana e, por isso, sente muito orgulho em poder, enquanto senador, defender os interesses dos membros da Asplana. Lembrou, também, que intermediou, junto ao Ministério da Saúde, empréstimo que viabilizou recursos para o Hospital do Açúcar.


Outra informação passada pelo líder do PMDB no Senado durante o encontro foi relacionado à sequência da pavimentação asfáltica na rodovia que liga Penedo à Cooperativa Pindorama, no município de Coruripe. Os trabalhos, segundo ele, deverão ter continuidade ainda este ano, com recursos de emenda parlamentar.


Renan prometeu também aos fornecedores de cana trazer a Alagoas, antes das eleições, o deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB-SP), relator do novo Código Florestal, para um debate na Asplana sobre o assunto. Rebelo, que é alagoano, defende a preservação dos recursos naturais, o respeito pelo ambiente e a biodiversidade. “É extremamente importante a vinda do deputado Aldo Rebelo, para debater o Código Florestal e discutir a manutenção da produtividade do agronegócio”, observou.


Participaram do encontro o presidente e o vice da Asplana, Lourenço Lopes e Fernando Peixoto; o diretor presidente do Hospital do Açúcar, Edgar Antunes; o presidente da Federação da Agricultura do Estado de Alagoas; Álvaro Almeida; o superintendente da Conab/AL, Eliseu Rêgo, o presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio José dos Santos, o ex-governador Manoel Gomes de Barros, o ex-secretário de Agricultura, Alexandre Toledo, e a ex-prefeita de Maceió, Kátia Born, entre diretores e ex-diretores das instituições representadas.


 

Your alt text

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..