Pesquisa do Ministério do Turismo destaca gastronomia de Maceió

16/08/2010 14:15 - Maceió
Por Redação

Uma recente pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo com 49 turistas e 52 consumidores que moram em Maceió, no período entre 19 de fevereiro e 8 de março deste ano, apontou a gastronomia da capital alagoana como item relevante para o turismo da cidade, perdendo apenas para as belas praias urbanas de Maceió. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (13), no café da manhã promovido pela Associação Brasileira de Restaurantes e Bares (Abrasel), na Bodega do Sertão.

A consultora do Ministério do Turismo, Leila Carvalho Urias, reforçou que a gastronomia é um item relevante para o turismo em Maceió tanto na opinião dos turistas, bem como para os consumidores que residem na cidade. “Nos 13 atributos da gastronomia nenhum item teve desempenho crítico. Este é um resultado inédito nos municípios participantes do projeto ‘Caminhos do Sabor, a união faz o destino’, do Ministério do Turismo”, relata a consultora.

Para tornar o destino de Maceió mais competitivo o Ministério do Turismo investiu R$ 300 mil na pesquisa, na capacitação de profissionais e empresários do Setor de Alimentação Fora do Lar (SAFL) e em consultorias para empresas através do programa “Caminhos do Sabor, a união faz o destino”. Os cursos gratuitos começam a partir do dia 14 de setembro e vão abordar temas como indicadores financeiros e boas práticas para a segurança alimentar.

Segundo o presidente da Abrasel, Brandão Junior, quem participar do curso ainda ganha a tradução do cardápio do restaurante para um idioma. “Só no café da manhã foram efetuadas mais de 50 inscrições, acreditamos que cerca de 80 empresários vão aderir aos cursos, porque é uma oportunidade única para aprimorar os conhecimentos e fortalecer a gastronomia em Maceió”, disse Júnior, adiantando que as inscrições ainda podem ser realizadas pelo telefone 3357.7141 ou pelo e-mail presidenciaal@abrasel.com.br.

Para Claudia Paiva, da Semptur, o resultado da pesquisa comprovou que a gastronomia em Maceió já é um atrativo turístico da capital alagoana. “Nossa gastronomia tem diversidade, qualidade e identidade cultural. E alimentação fora do lar é um segmento importante para o desenvolvimento da economia local, o apoio do Ministério de Turismo é essencial”, disse Paiva.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..