Representantes do Governo do Estado, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Sebrae/AL), Federação do Comércio do Estado de Alagoas (Fecomércio) e das Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL) dos municípios atingidos pelas chuvas estiveram reunidos na manhã dessa quarta-feira (11) com representantes dos bancos oficiais para discutir a dificuldade no acesso ao crédito pelas micro e pequenas empresas.
A reunião foi realizada na sede do Sebrae/AL, em Maceió, e contou ainda com a presença da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Energia e Logística (Sedec) Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Renda (Seter), Agência de Fomento de Alagoas (AFAL), prefeituras, Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Caixa Econômica Federal.
O objetivo era tratar da dificuldade que os empresários estão tendo em acessar o crédito disponível pelo Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), específico para as vítimas da enchente.
Segundo os representantes das CDL de Rio Largo e de União dos Palmares, os empresários estão tendo dificuldades em acessar os recursos disponibilizados pelo Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) devido a falta de documentação que comprove o histórico das empresas, já que muitos empreendedores perderam tudo na enchente.
Para o superintendente do Sebrae/AL, Marcos Vieira, esse entrave burocrático pode desencadear efeitos ainda piores nos municípios. “Por meio dos Postos de Atendimento Empresarial, iremos auxiliar os empresários na construção dos planos simplificados de negócios para reestruturação de suas empresas, entre outros serviços. Mas se esse crédito não for disponibilizado pelos bancos, Alagoas terá um grande problema social para administrar”, disse Vieira.
No próximo dia 17, o Sebrae/AL e os empresários deverão se reunir com o governador Teotonio Vilela para tentar encontrar uma solução imediata que atenda a necessidade dos empreendedores e solicitar do Governo do Estado a gestão do problema junto ao Governo Federal. A reunião deverá ser realizada na sede do Sebrae/AL, às 9h30.
Os bancos
Segundo o Banco do Nordeste, seus gerentes estão visitando os municípios atingidos para conhecer as dificuldades dos empresários e pleitear soluções com a superintendência do banco. A Caixa Econômica afirmou que também está visitando os 19 municípios e realizando reuniões junto com as CDL para explicar as exigências do BNDES para a liberação do crédito.




